Previsão para Sexta-feira
11 NOV 2022
Prefeito Thiago Silva assina Carta de Intenção para Restauração Ecológica

O Corredor Caipira, projeto concebido em 2017 com o objetivo de estabelecer 45 hectares de florestas e agroflorestas e formar corredores agroecológicos que conectam importantes fragmentos florestais para a conservação da fauna e da flora no território que abrange Piracicaba, São Pedro, Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra e Anhembi, realizou na quinta-feira, 9, na Câmara Municipal de São Pedro, o 2º Fórum Conectando Paisagens e Pessoas

O evento apresentou uma série de atividades desta iniciativa do Núcleo de Apoio à Cultura e Extrensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental (Nace-Pteca), da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Universidade de São Paulo) e da Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz), com patrocínio da Petrobras.

Entre as várias ações concretas apresentadas pelo grupo de coordenadores do projeto – Karina Faleiros, Henrique Ferraz e Germano Chagas - estão o plantio, em Áreas de Preservação Permanente de São Pedro, de 13,45 hectares e a apresentação do plano emergencial de restauração florestal.

O evento marcou também a assinatura do prefeito Thiago Silva da Carta de Intenção de São Pedro para a restauração ecológica, O documento lista uma série de compromissos, como a regulamentação e implementação do Plano Emergencial de Restauração Ecológica; implantação do Viveiro Municipal, criação de banco municipal de áreas disponíveis para compensação ambiental e lançamento do programa Mananciais São Pedro, de educação ambiental e conscientização sobre os meios e benefícios da restauração ecológica, com foco nas propriedades rurais do alto da serra de São Pedro, entre outros.

“Os dados levantados pelo projeto vem ao encontro das políticas públicas que desenhamos para São Pedro. É um tema muito relevante, baseado em estudos técnicos que vão garantir melhorias em temas fundamentais como a água e a proteção da natureza”, disse o prefeito, citando algumas importantes medidas adotadas pela administração municipal, como obras que garantiram sensível redução na perda de água tratada, tratamento de esgoto, criação do Centro de Educação Ambiental e implantação de um viveiro de mudas. “Todas estas ações estão ligadas à qualidade de vida”.

Para o coordenador de Meio Ambiente de São Pedro, Rogério Bosqueiro, as ações do Corredor Caipira representam na prática um dos lemas mais importantes da sustentabilidade: pensar global e agir local.  “São Pedro está agindo e têm metas auspiciosas baseadas em metodologia científica, sem deixar de lado características da cultura local. Os primeiros resultados me deixam muito feliz”.

Karine Faleiros destaca a “parceria muito forte”estabelecida com o poder público em São Pedro. “Foram dois anos muito intensos, com levantamentos que apresentaram panoramas e perspectivas e a criação de um Plano Emergencial de Restauração Florestal”. Para ela, “todo o processo representa esperança e fortalecimento”.

O evento foi encerrado com uma palestra do professor doutor Flávio Gandara, da Esalq, que tem atuação na área e ecologia e agroecologia. Em sua apresentação, foram destacados resultados práticos positivos em áreas de floresta nativa e vegetação que foram recuperadas.