Previsão para Sexta-feira
28 OUT 2022
Campanha vai arrecadar nas escolas óleo usado

A ação, fruto de parceria da Coordenadoria de Meio Ambiente e da Secretaria da Educação, vai envolver 5 escolas da rede municipal de ensino.

“Recebemos um alerta para conscientizar a população quanto ao descarte adequado em uma das reuniões do Conselho Municipal de Meio Ambiente”, relata o coordenador de Meio Ambiente, Rogério Bosqueiro. O indicativo veio da representante do Saaesp no Conselho. “De acordo com o relato, há dias em que é notório um aspecto oleoso do material encaminhado para a ETE Samambaia, o que indica maior concentração desse resíduo e devemos ofertar soluções para a população”, complementou o coordenador, que destacou ainda que cuidar desses resíduos muitas vezes descartados nas pias ou no solo de forma irregular está entre os pilares da gestão do Meio Ambiente.

O descarte irregular prejudica o meio ambiente ao provocar contaminação de lençóis freáticos, entupimento da rede de esgoto e impermeabilização do solo.

Segundo a responsável técnica do Saaesp, Ana Beatriz Cruzatto, o munícipe também é prejudicado. “Quando descartado na pia, o encanamento da casa pode ser danificado pelo processo de incrustração na tubulação, além de encarecer o processo na estação de tratamento de esgoto”.

Ao realizar a ação em conjunto com a Secretaria de Educação, o objetivo da campanha se estende às escolas, que além de conscientizar, receberão pontos de coleta para serem utilizados pelos alunos e comunidade do entorno.

Para a responsável pela divisão de Educação Ambiental do Meio Ambiente, Mariana Siciliano, os alunos da rede municipal são peças importantes para o sucesso da campanha. “Vemos nas crianças e jovens alunos uma vantagem em trazê-los como aliados na luta pelo cuidado com o meio ambiente”, disse.

“A Campanha Levo Óleo tem início na terça-feira, 1 de novembro, e funcionará em ciclos. As escolas cadastradas recebem um ponto de coleta e os estudantes foram orientados a armazenar o resíduo em garrafas PET. A empresa responsável pela coleta seletiva também coletará o óleo usado, que será utilizado na fabricação de ração animal”,  detalha a responsável técnica pela divisão de Saneamento e Resíduos Sólidos da Coordenadoria de Meio Ambiente, Aline de Lima.

O coordenador ainda destaca o ganho na educação ambiental. “Além do viés ambiental, as escolas participantes contarão com um retorno financeiro para APM. A partir da quantidade arrecadada, em litros, a empresa pagará 50% do valor às instituições cadastradas na campanha”, disse.

CRONOGRAMA - A coleta de óleo será quinzenal, de acordo com o cronograma estabelecido pela campanha. Os pontos de coleta são as Emebs Professora Ondina Mendes Parreira; Professora Gentila Iolanda da Silva Frare; Guido Dante; Professor Benedito Modesto de Paula, e Professora Ricarda de Paiva Lima Berzin.

Assista ao vídeo da campanha em  https://youtu.be/94LTpBU50mI