PM, Bombeiros e GCM recebem GPS do projeto Vizinhança Solidária Rural

Prefeito Helinho Zanatta recebeu representantes dos órgãos da segurança pública para entrega do equipamento

Uma importante ferramenta para o projeto Vizinhança Solidária Rural, desenvolvido em parceria da Prefeitura de São Pedro e Polícia Militar com o objetivo de facilitar o acesso dos órgãos de segurança à área rural do município, foi entregue pelo prefeito Helinho Zanatta nesta quinta-feira, 16 : os equipamentos de GPS com os cadastros das propriedades rurais.

Com estes equipamentos – 6 para a Polícia Militar, 1 para o Corpo de Bombeiros e 1 para a Guarda Civil Municipal – o atendimento a ocorrências será agilizado, já que os aparelhos vão, literalmente, indicar a rota a percorrer até a propriedade, muitas vezes localizada em áreas de difícil acesso.

A entrega dos aparelhos, que funcionam mesmo sem sinal de internet, é a última etapa de um processo que começou a ser desenhado em 2015, quando o vereador Du Sorocaba, acompanhado do coordenador de Monitoramento Municipal, Francisco Guerreiro, visitou Assis, cidade que implantou o chamado GPS Caipira, com atendimento específico para a Zona Rural.

Desde então foram desenvolvidas várias etapas do projeto, como o cadastramento das propriedades rurais, que receberam um número e uma placa de identificação para agilizar a chegada da PM em caso emergencial.

“Estas ações são fruto de trabalho de planejamento da Agenda 2025. Depois do georreferenciamento, agora a localização por GPS, por meio de uma rota determinada, dará ainda mais agilidade ao patrulhamento da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal nas ocorrências. A Zona Rural, com grandes produtores que abastecem toda nossa região com hortifruti, queijos e leite, precisa deste atendimento”, disse o prefeito Helinho Zanatta.

“Ganha-se tempo  tanto no deslocamento como no cadastro, por isso é mais uma parceria forte que conta com o apoio do município e o principal beneficiado é o cidadão”, disse o comandante da Companhia da Polícia Militar em São Pedro, Eduardo Pansonato, que participou da entrega acompanhado pelo sargento Rogério Ursic.

“A área rural de São Pedro é muito extensa e com a ajuda do equipamento, o tempo de resposta a um chamado é mais rápido e exato. A integração com a GCM e a PM é também importante e até o uso de outros meios, como o helicóptero Águia, por exemplo, fica mais fácil. A tecnologia é com certeza uma aliada da segurança pública”, disse o sargento Ricardo Sanches Migata, comandante da base do Corpo de Bombeiros de São Pedro.

 “Agradeço o prefeito Helinho Zanatta pelo trabalho. É mais uma conquista a favor dos produtores rurais que facilita o trabalho da segurança pública”, disse o vereador Du Sorocaba, que não pode acompanhar a entrega dos equipamentos, mas participou de todo o processo.

Também participaram da entrega o comandante Paulo Sérgio Avella e Edivar Reizer, da Guarda Civil Municipal, e o secretário de Governo, Pedro Aguiar.

CADASTRO – Foram cadastradas 118 propriedades rurais que estão inseridas nos equipamentos de GPS, mas este número pode aumentar. “É um serviço oferecido sem qualquer ônus aos proprietários rurais e é muito importante que este cadastro seja feito”, disse o prefeito.

Para receber a identificação de localização, os proprietários devem procurar a Central de Monitoramento, de segunda à sexta-feira, das 12h30 às 17h30, munidos de documento com foto (RG ou CNH), CPF, matrícula do imóvel ou documento que comprove a propriedade rural.

O cadastro só pode ser feito em nome do proprietário do imóvel, mesmo em caso de arrendamento ou aluguel. O telefone para mais informações é o (19) 3481-9312. A Central fica na rua Veríssimo Prado, nº 5, no mesmo prédio da Coordenadoria de Trânsito e Transporte. Essa ação tem apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Casa de Agricultura em São Pedro. 

   

   

 

Publicado em: 16/01/2020 16:09

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.