

A liberação de R$ 10,4 milhões para a construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) que vai garantir tratamento de 100% de esgoto do centro urbano de São Pedro foi aprovada na manhã desta sexta-feira pela Câmara Técnica de Planejamento dos Comitês PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí). A reunião extraordinária do colegiado, realizada em Jundiaí, deliberou sobre as indicações dos Comitês PCJ para contratações com recursos da cobrança paulista e do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).
“É a conquista de um sonho, que vai garantir não apenas ganhos ambientais para São Pedro, mas também o desenvolvimento da cidade, já que a partir da implantação da ETE, a cidade vai poder receber novos empreendimentos, tanto no ramo imobiliário como em outras áreas, o que significa geração de emprego e novas oportunidades ” comemorou o prefeito Helinho Zanatta.
A aprovação pela Câmara Técnica de Planejamento é o último passo antes do encaminhamento do projeto protocolado em janeiro pelo Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro) no Fehidro ser enviado para a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, que agora elabora convênio para assinatura que garante a liberação dos recursos. A expectativa é que este convênio seja assinado até o final do ano. O próximo passo será então a abertura de licitação para a obra.
A ETE Samambaia será construída em área já adquirida pela Prefeitura e vai garantir, pela primeira vez, o tratamento de esgoto na cidade. “Muitos empreendimentos que fazem planos para se instalar na cidade enfrentam dificuldades com os órgãos ambientais e essa situação agora vai mudar”, destacou o prefeito.
Além do empreendimento de São Pedro foram aprovados outras seis solicitações feitas pelos municípios de Nova Odessa, Capivari, Indaiatuba, Ipeúna, Louveira e Iracemápolis. O total de recursos a ser liberado pelo Fehidro é de R$ 41,4 milhões.
Publicado em: 01/08/2015 00:00