Parque Maria Angélica é fechado ao público para serviços de manutenção

O Parque Maria Angélica ficará fechado ao público até o dia 20 de abril para serviços de manutenção do lago artificial existente no local e retirada de todos os peixes. Inicialmente, apenas obras de manutenção da parte elétrica seriam realizadas, mas como houve necessidade de diminuir a água do lago, optou-se por aproveitar a situação para a retirada dos peixes.

O secretário de Obras, Caio Piedade, explica que o serviço precisa ser executado por conta da grande quantidade de peixes existente no local e pelo acúmulo de matéria orgânica, o que impede que a oxigenação da água, essencial à vida dos organismos aquáticos. “A grande quantidade de matéria orgânica, acumulada principalmente por alimentos diversos jogados no lago pela população e dos próprios dejetos dos peixes e patos, deixa a água esverdeada. Vamos esvaziar o lago, fazer a limpeza do fundo e mudar os peixes de local. Caso não seja realizado este trabalho, corre-se o risco de morte dos peixes por falta de oxigenação da água”, disse.

Os peixes serão transportados para dois locais: os lagos do Parque Novo Horizonte e da ETA (Estação de Tratamento de Água) 2 Milton Miranda, no bairro Chácaras ABC. O transporte será feito em reservatórios por empresa especializada contratada, com tanques próprios e equipados com oxigênio.

O coordenador de Meio Ambiente Nilson Marchezi explica que consultou o Instituto de Pesca do Estado de São Paulo e foi informado que a responsabilidade pelo lago, por ser artificial, é do município, que tem autonomia para fazer este tipo de atividade. “Não existe nenhuma espécie em extinção, não é época da piracema. Só vamos fazer a mudança de local”.

A Prefeitura de São Pedro pede a compreensão dos moradores e usuários do Parque que ficará fechado neste período.

ALTERNATIVAS - Para retirada de água mineral, a população tem como opções as fontes da paróquia São José, capela Santo Antonio, no alto da Serra e mina do Cidir. Todas são gratuitas e sem restrição de horário de funcionamento.

Para caminhada e atividades na academia o ar livre, as opções são o Parque do Novo Horizonte e portal principal de entrada Alberto Hellmeister Capellari, além de outras academias ao ar livre instaladas em vários bairros da cidade.

A decisão de fechar o acesso ao público se dá principalmente por questões relacionadas à segurança, já que será necessário uso de maquinário pesado para a obra.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.