

Com apresentação da Corporação Musical União Charqueadense e presença de familiares de Aureliano Esteves e Maria de Lourdes Bertato Madázio,que dão nome ao parque e à capela localizada em área de 52.500 metros quadrados no alto da serra, foi apresentada no último sábado, dia 5, a revitalização destes locais que compõem um dos principais pontos turísticos de São Pedro.
“O sr. Aureliano e a dona Lourdes vieram ao mundo para fazer a diferença. São pessoas de bem que trabalharam a favor de São Pedro e é disso que precisamos”, disse o prefeito Helinho Zanatta na solenidade. Ele também agradeceu o empenho da Câmara de Vereadores nos projetos de sua administração e lembrou que “tudo que a gente faz é em equipe e a favor da comunidade”.
A importância de fazer a manutenção de locais públicos foi outro ponto ressaltado pelo prefeito. “A nossa administração está fazendo a manutenção de sete empreendimentos turísticos importantes na cidade”, disse, referindo-se, além do Parque do Cristo, aos três portais, cujas obras já estão em andamento, e a melhorias já previstas para a praça Gustavo Teixeira, Feira do Produtor e Boulevard de Artes e Artesanato Dona Hermelinda.
O vereador Ivan Teixeira, que também é professor e propôs a alunos da Emeb Benedito Modesto de Paula a participação em projeto de restauração de bancos da capela, parabenizou o prefeito por destinar verbas à revitalização de espaços públicos e agradeceu a direção da escola e aos alunos que abraçaram a causa.
Secretária de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Clarissa Quiararia, ressaltou que Aureliano Esteves, conhecido como Belo, foi um grande visionário do turismo em São Pedro e destacou os muitos trabalhos voluntários desenvolvidos por d. Lourdes, como integrante do Clube de Mães e nas festas de São Pedro, São Benedito e Santa Cruz.
MEMÓRIA - Ao falar em nome da família, Maria Auxiliadora Esteves Vacari, filha de Aureliano, agradeceu a revitalização e emocionou-se ao dizer que seu pai amava a natureza e que descobriu pontos importantes do turismo em São Pedro. “A verdadeira solidariedade humana está no respeito e no saber guardar a memória dos antepassados com gratidão e apreço”, disse.
Renata Madázio Saia Bertochi, neta de d. Lourdes, falou em nome da família. “Minha avó é um exemplo de fé e de amor para ser seguido”, afirmou.
A beleza da natureza foi destacada pelo padre Altair Soares, em sua bênção das novas instalações do parque e da capela. “A maior bênção é a grande beleza que Deus proporciona junto à obra da criação”, disse.
Presente na cerimônia de inauguração, a arquiteta Edilene Leonardi, responsável pela elaboração do projeto do parque, que completou 16 anos, ficou feliz com o resultado da revitalização. Inaugurado em 1999, o Parque Aureliano Esteves levou 10 meses para ser construído no entorno da imagem do Cristo, construída em 1985 e agora toda restaurada.
O investimento na revitalização foi de R$ 136 mil e as obras - recuperação da imagem do Cristo, reforma da capela e dos sanitários, melhorias no acesso e guarda-corpo, pintura e troca de piso - foram executadas com recursos do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias).
Publicado em: 11/09/2015 10:16