Parceria entre Prefeitura de São Pedro e Corpo de Bombeiros garante treinamentos

DSCN8307

Parceria feita entre a Prefeitura de São Pedro e o Corpo de Bombeiros garantiu a realização de dois importantes treinamentos esta semana. Aos 50 atiradores do Tiro de Guerra, o bombeiro educador Guaracy Ribeiro Filho falou sobre primeiros socorros, uso e manuseio de extintores. Para os alunos do 4º e 5º anos da Emeb Gustavo Teixeira, o tema abordado foi a conscientização sobre telefones de emergência.

“A maneira correta de agir em casos de desmaio, convulsão, desengasgamento de vítimas, como conter hemorragia, como agir em caso de picadas de animais peçonhentos e o uso e manuseio de extintores, teoria e prática foram alguns dos assuntos abordados com os atiradores”, conta Ribeiro Filho.

Com os alunos da Emeb Gustavo Teixeira, Ribeiro Filho enfatizou a importância de usar da maneira correta os telefones de emergência: em caso de acidentes de trânsito e fogo em casas ou indústrias, o 193 deve ser acionado. Em caso de desmaio, convulsão ou atendimento a gestantes, a população deve acionar o 192 e casos de repressão ao crime e proteção à população, a Polícia Militar deve ser acionada pelo 190.

“Essas atividades ajudam a conscientizar sobre o papel dos alunos na sociedade. Formamos cidadãos mais conscientes de seus deveres e obrigações. As ações prevencionistas também ajudam a deixar a sociedade mais segura”, disse o bombeiro educador.

Ribeiro Filho orientou ainda sobre as informações que devem ser fornecidas aos serviços de emergência: nome, tipo de ocorrência, número de vítimas, endereço completo com nome da rua, número e bairro, além de ponto de referência, tudo com o objetivo de agilizar o socorro.

O técnico de segurança do trabalho da Prefeitura, Laércio Zampieri, destaca que essas atividades ajudam na conscientização e prevenção de acidentes. “Numa sociedade em desenvolvimento, não podemos lamentar ocorrências de acidente, mas sim fazermos tudo para evitá-los, por isso atitudes de segurança são importantes e devem ter a participação de todos”, destacou. Zampieri também falou sobre a importância de as pessoas estarem receptivas às orientações.

O subtenente Audemar de Souza, chefe de instrução do Tiro de Guerra de São Pedro, disse que a formação para os atiradores acontece todos os anos em parceria do Tiro de Guerra, Prefeitura de São Pedro e Bombeiros. “Prepara o jovem para situações de emergência e até pode ser o pontapé inicial para uma profissão, caso ele tenha aptidão”, disse sobre a atividade.

O sargento Anderson Dias, que vai assumir interinamente o comando do Tiro de Guerra em São Pedro, disse que este tipo de atividade ajuda a garantir a lei, a ordem e os direitos constitucionais. “As pessoas podem certas vezes até não ver o militar, mas ele está sempre presente”, afirmou.

IMG_1856

DSCN8251

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.