Organizadores preparam 150kg de jaracatiá para festival
O Festival do Jacaratiá, que acontece pelo terceiro ano consecutivo como parte das comemorações de aniversário de São Pedro, começou a ser organizado há seis anos na Escola Municipal Iracy Bertochi, localizada no alto da serra. A diretora Rosemar Lopes Ribeiro conta que o objetivo inicial era divulgar o fruto típico da região da escola, localizada no alto da serra. “O resultado foi tão bom que decidimos mostrar para outras pessoas o que era possível produzir com esta fruta”, disse. Rosemar conta também que este objetivo inicial foi atingido. “Muita gente tem procurado o fruto e percebemos também aumento na produção”.
Este ano, foram usados 150 quilos de jaracatiá – que produz nesta época do ano – para elaborar receitas como pão de mel - novidade deste ano - compota, amanteigado, sorvete, bolo de pote e docinho de leite ninho com jaracatiá, feito de maneira artesanal no formato do fruto que é da mesma família do mamoeiro e originário da Mata Atlântica.
“Trabalhamos com os alunos a questão da tradição e também a economia, já que o doce pode ser usado como fonte de renda”, conta Rosemar. Outro ponto importante é o valor nutricional do fruto, rico em ferro.
“Nas atividades realizadas na escola, até tentamos inovar nas receitas, tudo para estimular as crianças a experimentarem novos sabores. Já fizemos até um patê salgado”, conta Rosemar. Toda a renda obtida com os doces será revertida para a escola que tem 150 alunos de 4 a 14 anos, que frequentam o pré I ao 9º ano.
Os produtos serão comercializados a preços que variam entre R$0,50 (docinhos) a R$ 7 (compota com 250g). Toda a renda dos doces preparados por aproximadamente 50 voluntários será revertida para atividades da escola.
Publicado em: 19/02/2016 13:58