Organizadores preparam 150kg de jaracatiá para festival

O Festival do Jacaratiá, que acontece pelo terceiro ano consecutivo como parte das comemorações de aniversário de São Pedro, começou a ser organizado há seis anos na Escola Municipal Iracy Bertochi, localizada no alto da serra.  A diretora Rosemar Lopes Ribeiro conta que o objetivo inicial era divulgar o fruto típico da região da escola, localizada no alto da serra. “O resultado foi tão bom que decidimos mostrar para outras pessoas o que era possível produzir com esta fruta”, disse. Rosemar conta também que este objetivo inicial foi atingido. “Muita gente tem procurado o fruto e percebemos também aumento na produção”.

Este ano, foram usados 150 quilos de jaracatiá – que produz nesta época do ano – para elaborar receitas como pão de mel - novidade deste ano - compota, amanteigado, sorvete, bolo de pote e docinho de leite ninho com jaracatiá, feito de maneira artesanal no formato do fruto que é da mesma família do mamoeiro e originário da Mata Atlântica.

“Trabalhamos com os alunos a questão da tradição e também a economia, já que o doce pode ser usado como fonte de renda”, conta Rosemar. Outro ponto importante é o valor nutricional do fruto, rico em ferro.

“Nas atividades realizadas na escola, até tentamos inovar nas receitas, tudo para estimular as crianças a experimentarem novos sabores. Já fizemos até um patê salgado”, conta Rosemar. Toda a renda obtida com os doces será revertida para a escola que tem 150 alunos de 4 a 14 anos, que frequentam o pré I ao 9º ano.

 Os produtos serão comercializados a preços que variam entre R$0,50 (docinhos) a R$ 7 (compota com 250g). Toda a renda dos doces preparados por aproximadamente 50 voluntários será revertida para atividades da escola.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.