Obra de tratamento de lodo é iniciada na Eta 1
Ação irá diminuir as perdas de água da lavagem do tratamento
A Prefeitura de São Pedro e o Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro) iniciaram as obras de um novo sistema para o tratamento do lodo na Estação de Tratamento de Água (ETA 1). A obra fará com que as perdas de água diminuam e maximize o uso dos recursos hídricos.
Atualmente, para fazer a limpeza do sistema de tratamento de água, que tem funcionamento semelhante a um filtro de piscina, são usados aproximadamente 600 mil litros de água por semana, volume desperdiçado após a execução do serviço. “Com a implantação desse novo sistema, a água poderá ser reutilizada e o lodo, que é a sobra do processo, terá destino correto”, destacou o prefeito Helinho Zanatta.
A obra faz parte das ações recomendadas pelo Plano Diretor de Controle de Perdas elaborado com o objetivo de reduzir consideravelmente as perdas de água registradas atualmente no sistema de abastecimento de 14 municípios que integram as Bacias Hidrográficas PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí).
O contrato, que foi assinado no gabinete do prefeito no mês de fevereiro com a presença do presidente do Saaesp, Sérgio Patrício e representantes da Sanit Engenharia, empresa vencedora da licitação, terá um prazo de execução de seis meses. O recurso de R$ 2,1 milhões foi conquistado através do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).
Publicado em: 07/04/2016 13:38