Número de consultas de dentistas cresce 255% com reestruturação

 

A descentralização do atendimento da rede municipal de saúde em São Pedro, com a criação de UBSs e atendimento mais próximo de casa trouxe benefícios para a saúde bucal também. O número de consultas mensais passou, em média, de 360 para 1.280, aumento de 255%, informa o coordenador da Saúde Bucal no município, André Juliano Berto Pinto.

Hoje os dentistas atendem em cinco unidades de saúde: Centro de Saúde Bucal, no São Dimas e nas UBSs dos bairros Bela São Pedro, Alpes, Santo Antonio e Dorothea.

Os atendimentos realizados pelos dentistas são na atenção básica e com horário marcado, mas há também atendimento de urgência realizado no Centro de Saúde Bucal. “São realizados serviços como obturação, extração e limpeza e quando o paciente precisa de serviço especializado,fazemos o encaminhamento”, explica André.

Além das consultas, os pacientes recebem orientações, repassadas por técnicos em higiene bucal, sobre a maneira correta da escovação. “O aumento do número de profissionais diminuiu consideravelmente a lista de espera por consultas”, disse o coordenador.

O dentista Luis Fernando Saccomani destaca o atendimento feito de forma multidisciplinar. “Conseguimos corelacionar o atendimento odontológico com outros problemas de saúde com a equipe, sempre em busca de garantir o melhor atendimento para o paciente, de acordo com as necessidades específicas”, avalia.

Saccomani cita como exemplo o caso dos pacientes Olívio e Eclair Ferraz, atendidos no Alpes das Águas. “Como ele tem pressão alta, foi conversado com o médico para definir o melhor anestésico”, explicou.

O paciente aprovou as mudanças “Ser atendido perto de casa é bem melhor, não só para nós como para todos aqui do bairro”, diz Olívio. A esposa dele também gostou do tratamento. “Eles são muito atenciosos e fiz todo o tratamento que precisava”, afirmou.

A dentista Tatiane Klava, que atende no Bela São Pedro, destacou o tratamento diferenciado feito com gestantes, hipertensos e diabéticos. “Todas as gestantes que passam pelo pré-natal na unidade de saúde são encaminhadas para consulta”, afirma. E após o nascimento do bebê, as mães também recebem orientação sobre higiene bucal.

“O atendimento é muito bom”, avalia Luciane de Arruda Leme. Ela e os dois filhos, de 11 e 17 anos foram atendidos na UBS Bela São Pedro.  “Fiz restauração, limpeza, tudo que precisou”, disse.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.