Música no Museu apresenta obras de César Guerra-Peixe

As obras de César Guerra-Peixe, um dos maiores compositores da história da música brasileira, serão destaque no projeto Música no Museu, que acontece no Museu Gustavo Teixeira, às 16h de sábado, 21 de junho, no fim de semana após o feriado de Corpus Christi.

Conhecido por uma obra erudita com forte apelo popular, Guerra-Peixe também fez arranjos de canções populares de músicos como Chico Buarque, Baden Powell, Luiz Gonzaga e Tom Jobim, além de trilhas para cinema. Filho dos portugueses Francisco Antonio Guerra-Peixe e de Anna Adelaide Guerra-Peixe, que chegaram ao Brasil em 1893, o músico, caçula de 10 irmãos e nascido em Petrópolis (RJ), aprendeu, com o pai, aos seis anos de idade, um pouco de violão; aos sete, aprendeu sozinho a executar bandolim; aos oito, violino; e aos nove, piano.

A apresentação das obras de Guerra-Peixe pelo violonista  Edson Travaina integra o projeto “Centenário de Guerra-Peixe: suas obras para violão”, patrocinado pelo Proac – Programa de Ação da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo – que viabilizou a realização de 10 recitais de violão solo em diferentes cidades do Estado. O intuito é homenagear o compositor no ano em que se completa seu centenário de nascimento. Os concertos serão gratuitos e o repertório será constituído exclusivamente por peças do compositor escritas para violão solo com a intenção de difundir sua linguagem e obra para o instrumento.

“É uma oportunidade única de ouvir um concerto para violão de um compositor brasileiro pouco conhecido e com trabalho tão bonito”, diz Sandra Golinelli, coordenadora de Cultura de São Pedro. Ela conta também que o projeto Música no Museu foi criado no ano passado com o objetivo de oferecer música de qualidade aos moradores e visitantes de São Pedro. “O anfiteatro do Museu tem uma acústica muito boa, própria para concertos apresentados por um número pequeno de músicos”, destaca.

OBRAS – No repertório da apresentação estão as dez “Lúdicas”e oscinco “Prelúdios”,nos quaisGuerra-Peixe construiu dois excelentes conjuntos de peças com belas melodias e surpreendentes propostas harmônicas e onde explorou de modo muito inteligente os recursos de cordas soltas e harmônicos do violão. Também será apresentado a“Suíte para Guitarra (1946)”, com seus três movimentos: Ponteado, Acalanto e Choro, em que se nota sua preocupação em agregar elementos rítmicos e melódicos da música popular através da proposta dodecafônica ea“Sonata”para violãode 1969, primeira sonata do repertório violonístico brasileiro, com clara influência de seus anos vividos em Recife em contato com manifestações folclóricas.

Guerra-Peixe fez da pesquisa folclórica o cerne de sua estética, relacionando-a com todos os campos de sua atuação. Cada uma das peças apresentadas possui um enorme valor estético e representa um momento musical distinto na vida do compositor.

Entre os objetivos do programa estão resgatar e difundir a obra de César Guerra-Peixe ao grande público e contribuir para a difusão da música de concerto brasileira, utilizando-se do violão como instrumento solista e apresentação de suas possibilidades técnicas e riqueza de timbres.

Além de São Pedro, as apresentações acontecem em   Águas de São Pedro,   Botucatu, Campinas, Itapetininga, Iracemápolis, Piracicaba, Rio Claro, Santa Bárbara d’Oeste e São Carlos.

PERFIL –  Edson Travaina Júnior é violonista formado pela Escola Superior de Música da Faculdade Cantareira em São Paulo, sob orientação do professor Henrique Pinto. Participou de diversos festivais e seminários com aulas ministradas por violonistas e compositores de renome internacional como Fábio Zanon, Paul Galbraith, Leo Brouwer, Manuel Barrueco, Eduardo Isaac, Keith Swanwick e Osvaldo Lacerda. Atua também como professor de violão na Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle”, em oficinas musicais realizadas na cidade de São Pedro e, desde 2009, como educador musical do Projeto Guri nas cidades de Iracemápolis e Santa Bárbara d’Oeste.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.