Museu Gustavo Teixeira terá oficina gratuita de teatro

Para complementar as aulas de teatro ofertadas pela Coordenadoria de Cultura, será realizada no sábado, dia 25, uma oficina de teatro no Museu Gustavo Teixeira. Ministrada pelo  diretor e produtor artístico Carlos ABC e pelo ator e produtor cultural Anselmo Figueiredo, a oficina é gratuita e tem como público alvo estudantes do 9º anos do ensino fundamental e do ensino médio, professores, coordenadores, diretores e outros profissionais que atuam na educação.

 “Nesta ação complementar vamos trazer outros profissionais da área de teatro para uma vivência diferenciada entre os alunos, o que é fundamental para o aprendizado”, destaca o coordenador de Cultura, Ivan Teixeira.

A oficina que acontece das 14h30 às 17h30 vai trabalhar temas como o fazer teatral, a caracterização de personagens, jogos de integração de grupo, concentração e dramaturgia da cena.

Carlos Alberto Bueno de Camargo, o Carlos ABC, é diretor de teatro e produtor artístico e cultural. Entre diversas atividades realizadas, foi premiado como ator, diretor, cenógrafo  e    figurinista,  entre outros. Em 1996 estreou o espetáculo "Lugar Onde o Peixe Pára", com o grupo Andaime de Teatro, onde fez roteiro, direção e figurinos, recebendo 8 prêmios de Melhor Espetáculo em Festivais estaduais e Nacionais de Teatro em todo o Brasil, além de 38 prêmios individuais, de direção, pesquisa e figurinos. O espetáculo foi apresentado em cidades do norte da Itália em 1999. 

Também escreveu e dirigiu os espetáculos “Filho das Águas” e “Nhô Lica-Aventuras e Desventuras do Capitão Felix do Amaral” pela Cia Tragatralha de Teatro- 2008 a 2012 e em  2021 dirigiu o ator-autor Anselmo Figueiredo no monólogo Rogério, venha ver a Travesti!, espetáculo do Coletivo Teatral da ONG Casvi de Piracicaba.

Anselmo Figueiredo é ator ativista de Direitos Humanos, jornalista e produtor cultural. Atuou na CETA (Companhia Estável de Teatro Amador de Piracicaba) e em diversos espetáculos dos grupos de Teatro Cochichonacoxia e Andaime, da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

Coordenou oficinas de teatro pela Prefeitura de Piracicaba, além de atuar em diversos curtas de vídeo como ator, dirigir alguns documentários e colaborar na direção e elaboração de roteiros de vídeos que registraram Encontros, Semanas da Diversidade e Paradas LGBTQIA+ de Piracicaba,entre 2007 e 2019. Estreou em dezembro de 2021 o espetáculo Rogério, venha ver a Travesti! de sua autoria, com direção de Carlos ABC.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone 34819205 ou presencialmente no Museu Gustavo Teixeira. A idade mínima para participar é 14 anos.

Publicado em: 23/06/2022 10:36

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.