Museu Gustavo Teixeira fecha para visitação no dia 3 de julho
O Museu Gustavo Teixeira vai fechar para visitação do público a partir do dia 3 de julho, quando tem início o trabalho de embalagem e armazenamento de todo o acervo do local que vai passar por uma restauração.
As oficinas realizadas no local vão continuar por um período, já que são realizadas na área externa do prédio. Com o avanço das obras, um novo local será disponibilizado para a realização das aulas.
A reforma do prédio centenário vai garantir ações como trocas de telhas e madeiramento, manutenção dos assoalhos de madeira, instalações elétricas e hidráulicas, acessibilidade e banheiro para pessoas com deficiência, além de uma nova pintura.
Os objetos expositórios serão armazenados em embalagens com orientação de profissionais da área e alocados em outro prédio. Hoje o museu possui mais de 900 objetos em 3D, além do acervo histórico documental e iconográfico.
A maior parte da verba – aproximadamente R$ 800 mil – será do Estado, via Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), da Secretaria Estadual de Turismo. A contrapartida do município é de aproximadamente R$ 250 mil.
HISTÓRIA - Por mais de 100 anos, o prédio que hoje abriga o Museu serviu como escola para a comunidade. Muitos professores passaram e iniciaram sua carreira no grupo escolar e milhares de crianças são-pedrenses foram alfabetizadas neste local.
O prédio foi oficialmente tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) e UPPH (Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico) no final de 2010.
O edifício foi construído em 1909, a partir de projeto para 11 escolas elaborado por José Van Humbeeck, com 8 salas de aulas de aula com plantas simétricas para uso independente das seções do sexo masculino e feminino, isoladas por porta tipo vai e vem localizada no corredor central.
A construção integra conjunto de 126 escolas públicas construídas pelo Governo do Estado de São Paulo entre 1890 e 1930 que compartilham significados cultural, histórico e arquitetônico.
Destaca-se a qualidade do conjunto caracterizado pela técnica construtiva simples, consolidando o uso de alvenaria de tijolos e por uma linguagem estilística que simplificou os atributos da tradição clássica acadêmica.
Publicado em: 30/06/2022 17:57