Museu Gustavo Teixeira divulga filmes de exibição gratuita

CineMuseu tem na programação diversas obras nacionais

A Coordenadoria de Cultura de São Pedro, por meio do Museu Gustavo Teixeira, divulgou nesta semana a lista de filmes da programação semestral do CineMuseu, que consiste em sessões de cinema gratuitas para a população. O primeiro filme a ser exibido é Macunaíma, no dia 23, às 19h. A classificação etária é 16 anos. Não é necessário fazer inscrição prévia para participar. As exibições, que fazem parte do centenário da Semana de Arte Moderna, acontecem seguindo todas as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) para conter o avanço da Covid-19.

Macunaíma é um filme brasileiro, de 1969, do gênero comédia e fantasia, que narra as aventuras de Macunaíma, um anti-herói preguiçoso e sem caráter. Ele nasce no sertão, vai para a cidade grande com os irmãos e se envolve com prostitutas, guerrilheiras e todo tipo de gente. A obra foi escrita e dirigida por Joaquim Pedro de Andrade, baseada no livro homônimo de Mário de Andrade, um dos fundadores do modernismo no país. Em novembro de 2015, o filme entrou na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos pela Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Ainda neste primeiro semestre de 2022, os filmes que integram a programação do CineMuseu são Deus e o Diabo na Terra do Sol, Iracema: uma Transa Amazônica e os dois curtas-metragens Uma noite com Oswald e Perigo Negro. As datas de exibição serão divulgadas em breve.

Conforme o coordenador de Cultura de São Pedro, Ivan Teixeira, a seleção dos filmes tem curadoria da doutora em artes visuais Kit Menezes. “Os filmes foram escolhidos pensando no audiovisual do Brasil e valorizando as produções nacionais”, comentou Teixeira, acrescentando que as obras também são exibidas a alunos do ensino médio da cidade, em sessões separadas, com o intuito de desenvolver ações pedagógicas junto das unidades escolares.

Ainda segundo Teixeira, o propósito do CineMuseu é democratizar a arte. “Utilizando espaços culturais para reprodução de filmes, damos mais uma oportunidade de acesso a esta arte para todos. O cinema não é apenas uma forma de expressão cultural, mas também um meio de representação. Uma das principais ações do cinema é a capacidade de fazer o espectador se emocionar e refletir. Queremos com o CineMuseu proporcionar aos espectadores o contato com filmes de produção nacional, fazendo com que o público conheça a arte brasileira” afirma.

SERVIÇO – CineMuseu. Exibição do filme Macunaíma. Dia 23, às 19h, no Museu Gustavo Teixeira (rua Joaquim Teixeira de Toledo, 524, Centro). Classificação etária: 16 anos. Entrada gratuita. Informações: (19) 3481-9205.

Publicado em: 03/03/2022 16:43

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.