Missa especial, bolo, música e recreação para comemorar os 137 anos de São Pedro

Os 137 anos de emancipação política de São Pedro serão comemorados com programação especial do dia 22 – data de aniversário da cidade – até o dia 25, domingo. Música, solenidade cívica, missa especial, teatro, bolo de parabéns, recreação e 8ª edição do Festival do Jaracatiá estão entre as atrações.

A programação da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer tem início às 10h do dia 22, quando será realizada, na praça da matriz, a solenidade cívica de comemoração do aniversário de São Pedro. Para o mesmo dia estão programadas atividades até as 17h.

Na sexta-feira e no sábado, haverá apresentação de música e outras atividades das 20h30 às 23h e no dia 25, a programação começa às 10h30. Para as 19h está programada na igreja matriz uma missa especial para celebrar os 137 anos da Estância.

FESTIVAL DO JARACATIÁ – a 8ª edição do Festival do Jaracatiá, organizado pela Emeb Iracy Bertochi, localizada no alto da serra, será realizado no domingo,a partir das 10h30. Serão oferecidos compota, amanteigado e sorvete de jaracatiá.

Rosemar Lopes Ribeiro, diretora da escola, conta que ideia do festival, que foi realizado inicialmente apenas na escola que hoje tem 148 alunos do pré I ao 9º ano, foi divulgar o fruto, resgatar a tradição de preparar doces e também divulgar a cidade.

O festival cresceu, hoje faz parte do calendário oficial do aniversário da cidade e também será tema, este ano, do programa Amor de Cozinha, veiculado pela TV Futura.

Os doces são preparados por voluntários e toda renda é revertida para atividades da escola. “São vários os reflexos do festival, como o aumento da produção do doce por moradores e esta é também uma fonte de renda”, disse Rosemar para exemplificar as mudanças realizadas desde a criação do evento.

HISTÓRIA – Localizada no centro do Estado de São Paulo, São Pedro está nas encostas do Planalto Paulista, em uma ‘cuesta’ – acidente geográfico também chamado de Serra do Itaqueri, que em tupi significa pedra mole. A cidade teve início com três povoadores: Joaquim, José e Luís Teixeira de Barros que vieram de Itu com numerosos familiares, escravos, empregados e agregados.

Hoje São Pedro tem 611,28 km quadrados de área e população de 34.898 pessoas de acordo com o IBGE-2017. Conhecida por sua hospitalidade, atrai muitos turistas por suas belas paisagens e tranquilidade. É também destaque entre os praticantes de esportes de aventura, com destaque para o voo livre.

Na área da administração pública, o destaque é para ações como a realização do planejamento estratégico, medida que garantiu, por exemplo, efeitos menos impactantes da crise enfrentada no país.  Diferente de outros municípios, São Pedro não atrasou pagamento com funcionalismo ou fornecedores, não reduziu atendimento ao público e mantém o cronograma de obras importantes como saneamento, pavimentação e nas áreas de saúde e educação.

 
  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.