Meio Ambiente terá programação especial até 10 de junho

Coordenadoria de Meio Ambiente e outros órgãos administrativos promovem atividades culturais e educativas para comemorar data alusiva ao tema

Foram tantas as propostas que a Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, precisou estender as comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente - 5 de junho -  para duas semanas. Palestras, teatro, exibição de filmes, oficinas com temáticas ambientais, caminhada educativa, inauguração e consultas públicas integram a programação com a participação e apoio das Secretarias de Educação, Turismo, Coordenadoria de Esportes, Coordenadoria de Cultura, Saaesp, Corredor Caipira, Fundação Florestal, Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Corpo de Bombeiros, Mostra Ecofalante, Cine Teatro São Pedro e dos profissionais referências na área da gestão ambiental, o engenheiro agrônomo e ex-coordenador do Programa Estadual “Município Verde Azul”, José Walter e o jornalista Carlos Nascimento. 

A programação começou com a inauguração do CEA (Centro de Educação Ambiental) no sábado, dia 28 de maio.O evento aconteceu na sede do CEA, no Parque Ecológico Ernesto Baltieri. 

Na segunda-feira, dia 30, o destaque da programação foi o início do plantio de 120 árvores nativas nos canteiros centrais das importantes avenidas da cidade como José Emigidio; avenida da Saudade, José Delicio, Batista Golinelli e Bandeirantes. 

No dia 31 acontece uma reunião especial do Comdema, na Sede do Centro de Educação Ambiental. A apresentação do Programa Político Pedagógico do CEA e outras pautas relacionadas ao tema serão abordadas com o oferecimento de um café da tarde aos participantes. 

SEMENTES - Já no dia 2 de junho, a atividade será realizada na Casa dos Velhinhos de São Pedro: uma oficina de bombas de sementes, técnica ancestral que promove o cultivo de plantas pelo arremesso de bolas compostas por argila, substrato vegetal e semente. “A iniciativa consiste em botarmos a mão na massa a fim de promover a conscientização ambiental. Além de ser divertido, é também uma tática simples para aumentar as zonas verdes na nossa cidade e uma estratégia de exercício aos moradores do lar”, conta o coordenador de Meio Ambiente, Rogério Bosqueiro.

Na sexta-feira, dia 3 de junho, será realizada uma Mesa Redonda com o tema “Protetores da Serra de São Pedro”. O evento acontecerá no Anfiteatro da Secretaria de Turismo, às 18h30, com a participação do jornalista Carlos Nascimento, precursor da iniciativa “Amo a Serra”; do Corredor Caipira, do Corpo de Bombeiros e da Fundação Florestal.  O debate sobre a importância da preservação da serra e suas características geológicas e biológicas será o destaque deste evento gratuito e aberto ao público. 

As inscrições devem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScUz8chqUkbINOvlbhvZXM8ZZGI8n8uwDMS9qiPhfuGQ9MoqA/viewform

No sábado, dia 4, acontece, em parceria com a Coordenadoria de Cultura, a Oficina de Pintura Botânica durante o dia no Parque Ecológico Ernesto Baltieri, com a participação da artesã Mônica Sales Ribeiro da Silva.

 O objetivo da oficina que acontece das 8h às 12h e das 13h às 17h é apresentar e demonstrar a técnica de Estamparia Botânica sobre tecido. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo link
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScUz8chqUkbINOvlbhvZXM8ZZGI8n8uwDMS9qiPhfuGQ9MoqA/viewform

Para encerrar a primeira semana de programação, acontece no dia 5 a Caminhada Educativa pela Serra de São Pedro. A ação, realizada em parceria com a Coordenadoria de Esportes, vai promover a dispersão das bombas de sementes produzidas na Casa dos Velhinhos.  A saída está programada para as 7h30…

 

Publicado em: 30/05/2022 18:28

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.