Meio Ambiente realiza estudos para criar primeira Unidade de Conservação de São Pedro

Trabalhos acontecem em parceria com o Corredor Caipira, projeto da Esalq

Os estudos para a criação da primeira UC (Unidade de Conservação) ambiental de São Pedro começaram neste mês, com o desenvolvimento de um inventário florístico, documento com a listagem das espécies da flora que deve integrar o estudo técnico necessário para a formatação da UC. Os serviços são realizados pela Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, em parceria com o Corredor Caipira, projeto da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), com patrocínio da Petrobras.

Integrantes do Corredor Caipira e da Coordenadoria de Meio Ambiente uniram-se na última semana para demarcar dentro dos 10 hectares (100.000m²) da APP (Área de Preservação Permanente) do ponto de captação de água superficial Jamil Gomes Leite as regiões de análise das espécies de madeira existentes no local, verificando as medidas e densidades de cada planta, de acordo com a altura e diâmetro delas.

“Essa área é um fragmento florestal, área natural na qual conseguimos conservar a biodiversidade, fundamental para os serviços ecossistêmicos, como produção de água e polinização. Então, neste primeiro momento começamos com a instalação das parcelas, que é demarcação dos trechos de estudo da área, para coletarmos os materiais e informações necessárias que vão compor o estudo técnico”, explicou a coordenadora de diagnóstico de paisagem do Corredor Caipira, a engenheira agrônoma Luciana Pereira.

Segundo o coordenador municipal de Meio Ambiente, Rogério Bosqueiro, uma Unidade de Conservação pode ser importante ferramenta de educação ambiental. “A criação de UCs são de fundamental importância para a promoção de pesquisas científicas, preservação dos ecossistemas e fomento da educação ambiental”, disse, acrescentando sobre o potencial recreativo do espaço. “As UCs representam uma excelente oportunidade de contemplação, lazer e recreação, aproximando sociedade e natureza”, afirmou.

A parceria da Prefeitura de São Pedro com o Corredor Caipira está no segundo ano de trabalho, com o propósito de elaborar políticas públicas que possam garantir a conservação ambiental e o bem-estar humano no presente e na posteridade.

Publicado em: 13/04/2022 11:14

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.