Meio Ambiente prepara Operação Estiagem

A Coordenadoria de Meio Ambiente deu início às preparações para a Operação Estiagem 2018, prevista para ocorrer de maio a setembro

Os trabalhos acontecem por meio de uma parceria entre a Coordenadoria, Defesa Civil Municipal, Guarda Civil Municipal, Coordenadoria de Trânsito e do Departamento de Segurança do Trabalho da Prefeitura de São Pedro. O grupo será responsável pela elaboração de um plano com ações de educação e conscientização a respeito da prevenção de queimadas.

Na quinta-feira, 19 de abril, o grupo participou da oficina preparatória para a Operação Estiagem, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, em evento realizado em Piracicaba que reuniu representantes de 36 prefeituras e abordou temas de interesse regional com abordagens sobre “Operação Corta-Fogo”, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente; combate ao Aedes aegypti; fiscalização de queimadas e incêndios florestais e interpretação de dados meteorológicos.

No evento também ocorreu uma capacitação ministrada pelo Corpo de Bombeiros, com aulas práticas sobre combate a queimadas e incêndios.

 PREVENÇÃO – As queimadas, que podem provocar grandes danos especialmente em época de estiagem, podem ser evitadas com a adoção de regras simples, como a manutenção de terrenos e quintais limpos; nunca colocar fogo em vegetação (mesmo seca), lixo ou entulho; não jogar cigarros ou fósforos acesos em margens de rodovias ou em áreas de vegetação; não soltar balões e adotar cuidados com fogos de artifício.

A recomendação do Corpo de Bombeiros é para que o cidadão, caso presencie alguém provocando ou iniciando queimada ou incêndio, denuncie para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros ou para a Guarda Civil Municipal.

Em caso de incêndio, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.