Mais Caminhos mostra tradições juninas de São Pedro

O Mais Caminhos, exibido pela EPTV, fez gravações em São Pedro para um programa sobre tradições juninas que vai ao ar às 8h deste sábado, 4 de junho. Além da festa em homenagem ao padroeiro, que em 2022 chega a 129ª edição, também são tradicionais as festas de Santo Antonio (116 anos em 2022) e de São João, realizadas em alguns bairros.

A professora Giane Sacco falou sobre as origens da festa de Santo Antonio realizada no alto da serra. A tradição foi iniciada por imigrantes italianos que reuniam as famílias para um almoço, no dia dedicado ao santo, 13 de junho. Com o passar dos anos, o espaço ficou pequeno para abrigar todos os participantes e nasceu a idéia de criar uma capela dedicada ao santo. O livro tombo da igreja relata que a imagem igreja foi trazida da Itália.

O coordenador de Cultura Ivan Teixieira conta que a igreja de Santo Antonio em São Pedro foi a sexta cidade no Brasil a receber, em 12 de junho de 1994, a chamada relíquia de Santo Antonio. “O pedido foi feito ao bispo da época, dom Eduardo Koaik”, conta.

RECEITA – Lúcia Santo André foi entrevista pelo apresentador do programa, Pedro Leonardo, e ensinou uma receita de cuscuz mole, além de relatar que desde os 12 anos ajudou na festa dedicada ao Santo Antonio.

Publicado em: 03/06/2022 16:58

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.