‘Lugar onde o peixe para’ será apresentado neste domingo em São Pedro

A peça “Lugar onde o Peixe Para”, com roteiro e direção de Carlos ABC, será apresentada neste domingo no Museu Gustavo Teixeira, em São Pedro. O texto, do grupo Andaime, retrata o universo caipira. O cotidiano dos que habitam as margens do rio fica evidenciado e traz à tona os mitos que permeiam e compõem esse universo. A montagem mescla recursos cênicos com elementos autênticos do folclore e da cultura popular. “A lenda do Rio” é usada como fio condutor. A Festa do Divino, o Cururu, as piadas de pescador, a pamonha, e os mitos “Nhala Seca” e o “Turco que come crianças” estão presentes.

O espetáculo, que integra a programação dos 135 anos de emancipação política de São pedro, já foi visto em mais de 35 cidades de 5 Estados brasileiros. Mais de 35 mil pessoas assistiram a peça, num total de 79 apresentações. A peça foi encenada na Itália, em 1999, no Teatro Comunale di Tesero, Região de Trento, como parte de um intercâmbio cultural com o Centro de Pesquisas Cênicas “Non Solo Danza”. A montagem conta com apoio do Proac 2015 da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Carlos ABC atua em teatro desde 1974 nas funções de ator, figurinista, cenógrafo e diretor, tendo participado de mais de 50 montagens. De 1980 a 1984, executou vários trabalhos na cidade de São Paulo, como ator, figurinista e aderecista. Em 1988 trabalhou na cidade de Roma-Itália. Viajou por vários países da Europa, com companhias de danças folclóricas brasileiras, atuando como figurinista. No Grupo Andaime dirigiu os espetáculos "As Desgraças de uma criança" de Martins Penna, em 1990, "O Pequenino grão de areia" de João Falcão, em 1992 e "Lugar onde o peixe pára" criação coletiva do grupo, em 1996. Recentemente dirigiu as peças “Filhos das águas” e “Nhô Lica” com a Cia Tragatralha.

PRÊMIOS - A peça “Lugar onde o peixe para” recebeu 48 prêmios, e 40 indicações, para ator, atriz, diretor, cenário, trilha sonora, figurino, iluminação, texto inédito, além de 7 prêmios de melhor espetáculo nos festivais de: Ponta Grossa-PR, em 99; Blumenau-SC,  Rezende-RJ e Santos-SP, em 98; São José dos Campos - SP, Santa Bárbara d’Oeste - SP e  Pindamonhangaba – SP, em 97.

O espetáculo foi encenado no Festival Internacional de Londrina – FILO, em 98 e no Festival de Curitiba, no ano de 2000. A peça foi contemplada, em 2007, com o PAC 13 – Concurso de Apoio à Circulação de Espetáculos de Teatro da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O Edital propiciou a realização de 9 apresentações em cidades do interior do estado.

No elenco do espetáculo estão Antonio Chapéu, Jorge Lode, Vania de Paula, Ercília de Souza, Luzia Stocco, Márcio Abegão, Carlos Jerônimo, Paulinho Faria, Bruno Agulhari, Elisa Fingermann, Jennifer Garcia, Ariane Martins e André Stenico.

SERVIÇO – “Lugar onde o peixe para” – peça teatral será apresentada pelo grupo Andaime Teatro Unimep no domingo, dia 13, às 17h, no Museu Gustavo Teixeira. Entrada franca.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.