Integrantes do Funseg de Piracicaba conhecem COI em São Pedro

Central de Operações e Inteligência tem hoje 500 câmeras que registram imagens da cidade

Lourenço Tayar, Ettore Avolio e Sérgio Fortuoso, do Funseg (Fundo de Segurança) de Piracicaba, visitaram o prefeito Helinho Zanatta na manhã desta segunda-feira com o objetivo de conhecer a COI (Central de Operações e Inteligência), que opera o sistema de monitoramento por câmeras de vídeo de São Pedro. No gabinete do prefeito, ouviram informações sobre o funcionamento do sistema que tem hoje aproximadamente 500 câmeras que registram imagens da cidade em vias e próprios públicos.

“Fiquei bem impressionado com o sistema. É eficiente e tem um custo excepcional, cheguei a sentir inveja”, disse Ettore Avolio, que também é diretor do Juizado Especial Criminal.  “É um sistema de vanguarda, muito bem feito, que reúne um conjunto de ações e tecnologia”, avaliou Lourenço Tayar. “Há também o diferencial da equipe comprometida, o que gera um benefício incalculável para a população”, salientou Sérgio Fortuoso. Os três conheceram também a sede da Central.

A COI integra um amplo sistema implantado na Prefeitura de São Pedro que inclui instalação de rede de 18km de fibra ótica e enlaces de rádio que garantem atendimento a locais como o alto da serra, Floresta Escura, Vertentes e Alpes das Águas.

Um convênio assinado com o então Ministério das Cidades garantiu mais 13 km de fibra ótica, instalado pelo método não destrutivo, que dispensa a abertura de valas, diminuindo ou eliminando a necessidade de escavações em obras.

Além das câmeras em vias e próprios públicos há equipamentos instalados nas entradas da cidade que possibilitam a leitura de placas de veículos. Com esta medida e adesão ao Projeto Radar, da Polícia Militar, essas placas são enviadas em tempo real para o Copom - Centro de Operações da Polícia Militar.

NA PRÁTICA – Na Central, os integrantes do Funseg também conheceram alguns resultados práticos do sistema de monitoramento, como a prisão de indivíduos após roubo a um estabelecimento comercial na rua Veríssimo Prado, área central da cidade, na madrugada do dia 31 de julho. A Polícia Militar foi acionada após a Central verificar a movimentação.

Três indivíduos arrombaram a porta e retiraram objetos como celulares, notebooks e televisores. Quando os policiais chegaram ao local, receberam apoio do monitoramento para identificar a rota percorrida pelos indivíduos e abordá-los. Eles foram presos em flagrante. Segundo o Boletim de Ocorrência registrado, foram recuperados 33 celulares, nove notebooks e três televisores.

Além da Polícia Militar, as imagens também são usadas pela Polícia Civil para casos específicos que podem ajudar a identificar responsáveis por crimes praticados na cidade. Outro uso é para monitoramento e reforço na segurança de grandes eventos, como o Carnaval ou festas tradicionais da cidade realizadas em espaços públicos.

FUNSEG – O Fundo de Segurança de Piracicaba é composto por representantes da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Piracicaba), Ciesp (Centro das Indústria do Estado de São Paulo), Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo), Simespi (sindicato patronal das indústrias), Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba) e Jecrim (Juizado Especial Criminal da Comarca de Piracicaba).

Foi criado em 2006 com o objetivo de auxiliar as corporações que trabalham pela segurança em Piracicaba e promover a arrecadação de fundos para a aquisição de produtos e serviços de valores menores, mas que garantem o cumprimento das funções e atendimentos.

 

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.