Integração é o ponto forte de Central de Operações e Inteligência

COI foi inaugurada na última quarta-feira; prefeito Helinho Zanatta destacou amplitude e importância da integração entre os setores públicos

“A integração entre todos os setores públicos, eficiência do serviço prestado, a diminuição do custo com telefonia e dados e o aumento da segurança com as imagens da Central são alguns detalhes deste projeto que começou a ser desenhado em 2013”, disse o prefeito Helinho Zanatta na cerimônia de inauguração da Central de Operações e Inteligência, local que monitora a imagem de 450 câmeras instaladas em toda a cidade, na última quarta-feira, dia 29.

Considerada a “cereja do bolo” de um amplo projeto que envolve tecnologia, integração de dados e sistemas e reforço na segurança, a Central de Operações e Inteligência da Prefeitura de São Pedro monitora as imagens das câmeras instaladas ao longo de uma rede de 20 km de fibra óptica.

“São poucas cidades do porte da nossa que tem um projeto tão integrado como este”, destacou o prefeito, que citou ainda outros reflexos da integração, como a instalação de rastreador nos veículos oficiais e um projeto de automação do sistema do Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro), além dos já em uso nas Secretarias de Educação e Saúde, que em breve vão permitir maior interatividade com munícipes.

A cerimônia, acompanhada pelos vereadores Toninho da Sorveteria, Adriano Vitor, Branco, Robinho, Gilberto Vieira, Ondina Daniel, Elias Candeias, Du Sorocaba e Índio, destacou também a economia gerada com a implantação do sistema. Só em telefonia, a redução foi de aproximadamente 80%.

O coordenador da Central de Operações e Monitoramento, Francisco Guerreiro, explicou o funcionamento dos equipamentos instalados, que tem grande capacidade de zoom. Nas entradas das cidades há também câmeras que identificam as placas dos veículos. Como o sistema está interligado com a Polícia Militar, em caso de veículos identificados como objeto de furto, roubo ou outro tipo de ocorrência, um alerta é emitido para um tablet da PM.

“Este trabalho não teve início em 2018, mas é resultado de um planejamento feito pelo prefeito Helinho Zanatta em 2013. Foi uma semente plantada que rendeu bons frutos”, disse o vice-prefeito e presidente do Saaesp, Thiago Silva. Ele citou como exemplo prático, as câmeras instaladas na autarquia, que permitem, além do monitoramento do ponto de vista da segurança, o acompanhamento dos níveis dos reservatórios. “Os responsáveis pelos setores podem ter acesso pelo celular das imagens, o que facilita o trabalho”, disse.

O presidente da Câmara Toninho da Sorveteria também elogiou o trabalho desenvolvido pela Administração. “É muito trabalho colocado em prática e por isso tenho orgulho de fazer parte de tudo isso”, disse o vereador, que agradeceu também o empenho de todos os servidores municipais nas ações.

Também participaram da solenidade o comandante da Guarda Civil Municipal, Paulo Sérgio Avella, o sargento Camargo, representando o comandante da Polícia Militar, Ricardo Bessa, o sargento Ricardo Sanches Migatta, comandante da Base dos Bombeiros de São Pedro, secretários e coordenadores municipais.

EXEMPLO PRÁTICO – No final de sua fala, o prefeito Helinho Zanatta mostrou um exemplo prático das imagens do monitoramento ao pedir para que o telão instalado no local exibisse imagens ao vivo do pátio do Paço Municipal. O público pode ver então estacionados no local 6 novos veículos da frota municipal: um microônibus e duas vans para o transporte de passageiros na Saúde, um caminhonete para ações da Vigilância Epidemiológica e dois veículos de passeio para a Educação.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.