Inscrições para o Concurso "Gustavo Teixeira" de Poesias podem ser feitas a partir do dia 27 de julho

Concurso de poesias inéditas e declamação de poesias Gustavianas celebra vida e obra do poeta são-pedrense na Semana Cultural mais antiga dedicada à poesia que se tem notícia no Estado de São Paulo, talvez até no Brasil

 

A Prefeitura de São Pedro abre inscrições para a 68ª edição do Concurso de Poesias “Gustavo Teixeira” na próxima terça-feira, 27 de julho. O concurso acontece em duas modalidades: poesias inéditas e declamação de poesias Gustavianas. A inscrição é gratuita e aberta a todos os interessados, devendo ser feita por meio eletrônico até o dia 27 de agosto.

São quatro categorias, divididas por idades, em cada uma das modalidades. Os regulamentos completos estão disponíveis no site da Prefeitura de São Pedro

Ponto alto das comemorações da Semana Cultural “Gustavo Teixeira”, o concurso de poesias terá algumas novidades. A primeira é o sistema híbrido de avaliação: as inscrições e a seleção serão feitas exclusivamente online, pelo email semanagt2021@gmail.com ou pelo WhatsApp (19) 3481-9205, mas a etapa final será presencial, com os candidatos e jurados reunidos no Centro de Eventos Municipal.

Outra inovação é a criação do prêmio de Voto Popular, que será aferido por meio de votação eletrônica e online, simultaneamente com as apresentações finais,  transmitidas no canal do YouTube da Prefeitura de São Pedro.

“A tecnologia, especialmente depois da pandemia, faz parte das nossas vidas, e precisamos achar novas formas de integrar essas ferramentas em nossos fazeres. Precisamos aproveitar a tecnologia em favor da formação de público, atraindo os mais jovens e aproximando a cultura das pessoas. A Semana “Gustavo Teixeira” deste ano está sendo pensada de forma a garantir o acesso às atividades para os diversos públicos e a votação popular promete agitar o Concurso de Poesias, ampliando a sensação de pertencimento na comunidade, que passa a ter uma voz efetiva na escolha dos vencedores”, explica Ivan Teixeira, coordenador municipal de Cultura de São Pedro.

Outra novidade na edição deste ano é um ebook que será disponibilizado nas redes sociais da Prefeitura com os 20 poemas selecionados para a final. O objetivo é alcançar um público cada vez maior para os poetas inscritos.

Também nesta edição serão montadas duas comissões julgadoras distintas para as modalidades e, para cada uma delas, um jurado convidado será integrado ao júri da grande final.

“Reverenciar a memória do poeta são-pedrense faz parte de quem somos, enquanto são-pedrenses. Celebrar sua vida e sua obra é um dos momentos mais importantes do ano para toda a cidade”, destaca o prefeito Thiago Silva, que também lembra a relevância da Lei Estadual 4.168 de 17 de setembro de 1957, que institui a Semana Gustavo Teixeira no calendário oficial do Estado de São Paulo, como prova do valor do poeta são-pedrense para toda a cultura paulista.

A programação cultural da 68ª Semana Cultural “Gustavo Teixeira” está sendo finalizada pela Coordenadoria Municipal de Cultura e contemplará diversas áreas artísticas e culturais, valorizando a poesia, mas integrando esta arte às muitas outras manifestações presentes e importantes para a comunidade, como a música, as artes cênicas, a dança e as artes visuais.

Serviço:

Regulamento do Concurso de Poesias Inéditas:

https://www.saopedro.sp.gov.br/regulamento-concurso-poesias-ineditas-2021-1-vso-pdf

Regulamento do Concurso de Declamação de Poesias Gustavianas:

https://www.saopedro.sp.gov.br/regulamento-concurso-poesias-gustavianas-2021-pdf

Inscrições: de 27 de julho a 27 de agosto de 2021 pelo email semanagt2021@gmail.com ou pelo WhatsApp (19) 3481-9205.

 

Publicado em: 26/07/2021 15:35

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.