Inscrições para Concurso de Poesia terminam no dia 28

67ª edição da Semana Gustavo Teixeira será virtual e acontece em setembro

O Concurso Gustavo Teixeira de Poesias Inéditas e Gustavianas, promovido pela Prefeitura de São Pedro, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, sob a organização da Coordenadoria de Cultura, recebe inscrições até o da 28 de agosto. O objetivo do evento, que em 2020 ganhou novo formato e será virtual, é manter viva a memória do poeta Gustavo Teixeira e sua obra, além de despertar a inspiração de quem busca na arte literária uma forma de expressão artística.

Para as poesias inéditas, a abordagem temática é livre. As inscrições devem ser feitas pelo WhatsApp  (19) 9.9572-2918. Cada participante poderá apresentar somente uma poesia inédita e a inscrição é gratuita. Os concorrentes serão divididos em quatro categorias: 6 a 10 anos completos até o dia da inscrição; 11 a 15 anos completos até o dia da inscrição; 16 a 20 anos completos até o dia da inscrição e acima de 21 anos completos até o dia da inscrição.

 As poesias enviadas deverão conter apenas o título, o pseudônimo e a idade. A poesia inédita e os dados solicitados na ficha de inscrição, deverão ser digitados e enviados pelo WhatsApp.

A Comissão Julgadora selecionará os finalistas até o dia 18 de setembro de 2020 e o anúncio será feito a partir dessa data, através de e-mail, WhatsApp ou contato telefônico. As poesias vencedoras serão postadas no Facebook do Museu Gustavo Teixeira no dia 22 de setembro de 2020.

Os candidatos serão selecionados previamente pela Comissão Julgadora. Serão selecionados, na primeira etapa, 10 finalistas. Na sequência das avaliações dos trabalhos serão classificados três poemas, obedecendo à ordem de classificação e premiação.

DECLAMADAS – Para o Concurso Gustavo Teixeira de Poesias Declamadas, as inscrições também devem ser feitas pelo WhatsApp (19) 9.9572-2918. São quatro categorias: 6 a 8 anos completos até o dia da inscrição; 9 a 11 anos completos até o dia da inscrição; 12 a 14 anos completos até o dia da inscrição e acima de 15 anos completos até o dia da inscrição.

As escolas selecionarão previamente até cinco candidatos para cada categoria e os candidatos serão selecionados pela Comissão Julgadora em apenas uma fase eliminatória e classificatória. O candidato enviará um vídeo, filmado na horizontal, com a declamação e as informações solicitadas na ficha de inscrição, digitadas no WhatsApp. O declamador deverá gravar um vídeo com o celular na horizontal, com boa qualidade e enviar por WhatsApp, no mesmo número disponível para inscrição: (19) 9.9572-2918.

Os ganhadores serão anunciados, no dia 22 de setembro de 2020, por meio de uma publicação no perfil do Museu Gustavo Teixeira no Facebook. Os vídeos com as declamações vencedoras também serão postados no perfil do museu no mesmo dia.

Nos dois concursos serão premiados os três finalistas de todas as categorias. Como em 2019, a Coordenadoria de Cultura vai entregar o Troféu Maria de Lourdes Teixeira, prêmio especial criado para homenagear as escolas que participam do Concurso de Poesias Declamadas e Inéditas com o maior número de alunos.

PROGRAMAÇÃO - A Semana Gustavo Teixeira, que em 2020 chega à 67ª edição e será realizada de 18 a 22 de setembro, terá um novo formato em 2020 por conta da pandemia do coronavírus. Todas as atividades serão virtuais, o que inclui o Concurso de Poesias Inéditas e Gustavianas, um dos pontos altos do tradicional evento cultural da cidade. A programação terá ainda apresentação de música em formato de live, oficina de desenho, contação de história e homenagem na herma do poeta são-pedrense.

Os regulamentos completos e o escopo do Troféu Maria de Lourdes Teixeira podem ser conferidos em  (https://www.saopedro.sp.gov.br/regulamento-concurso-de-poesias-ineditas-2020-versao-final-2-pdf),  (https://www.saopedro.sp.gov.br/regulamento-concurso-de-poesias-gustavianas-2020-v3-pdf) e (https://www.saopedro.sp.gov.br/escopo-trofeu-maria-de-lourdes-teixeira-versao-final-pdf).

Autoria: Prefeitura de São Pedro

Publicado em: 21/08/2020 13:13

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.