Imunização contra hepatite viral faz parte da ação julho amarelo

Neste ano, até o momento, 12 notificações foram realizadas, sendo 2 de Hepatite B e 10 da Hepatite C

Apesar da vacina contra hepatite estar disponível para os recém-nascidos, ainda há casos da doença por falta da imunização. A ação do Julho Amarelo, realizada em todo o país, é para imunizar o maior número de pessoas de todas as idades até o dia 31 deste mês. Em São Pedro, a campanha acontece na Umis e nas UBSs São Dimas, Dorothea e Bela São Pedro, das 9h às 15h.

A Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social informou que em 2019, até o momento, foram notificados 12 casos, sendo 2 com a Hepatite B e os outros 10 da Hepatite C, quase o número total de 2018, quando 16 casos foram notificados.

Julho foi o mês escolhido para divulgação das informações sobre a hepatite, grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. O objetivo é conscientizar sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento.

Em 2010, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde, o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais a ser comemorado em 28 de julho.

No Brasil, foi sancionada pelo governo federal a Lei nº 13.802, em 10 de janeiro de 2019, que institui o Julho Amarelo, a ser realizado a cada ano, em todo o território nacional.

A hepatite é uma inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

O Ministério da Saúde estima que existam 1,7 milhão de brasileiros portadores do vírus da hepatite C e 756 mil portadores do vírus da hepatite B, porém muitas pessoas não sabem que têm estes vírus.

Outro alerta do Ministério da Saúde é que as hepatites virais são doenças silenciosas, que nem sempre apresentam sintomas e por isso é tão importante fazer o teste com o objetivo de, se for o caso, tratar precocemente a doença..

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda os vírus D e E, sendo que o último é mais frequente na África e na Ásia.

 

 

 

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.