Hospital São Lucas continua a oferecer mamografia gratuita para mulheres acima de 50 anos

Outubro, mês dedicado à conscientização do câncer de mama, está chegando ao fim, mas a campanha realizada pelo Hospital São Lucas, a Santa Casa de São Pedro, com oferta de exames gratuitos para mulheres acima de 50 anos continua. As pessoas podem procurar o Centro de Diagnóstico por Imagens do Hospital para realizar o exame. Para esta faixa etária não há necessidade de pedido médico.

Em outubro, até o dia 28, foram realizadas 305 mamografias. Neste ano, foram 1.583 até esta data e há mais 20 vagas disponibilizadas por dia até o final do ano.

O trabalho de prevenção ao câncer de mama, que inclui a realização da mamografia, é considerando fundamental para evitar casos da doença, segunda maior causa de morte entre as mulheres no Brasil.

A realização de mamografia deve fazer parte da rotina da vida de mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. A estratégia faz parte do programa estadual “Mulheres de Peito”, que prevê a realização do exame para estas mulheres sem necessidade de pedido médico.

O câncer de mama é o tipo da doença que se tornou mais comum no mundo todo, segundo declaração da Organização Mundial da Saúde em fevereiro deste ano.

Em 2020, foram diagnosticados mais de 2,2 milhões de casos de câncer de mama, segundo a Agência Internacional para a Investigação do Câncer da OMS. No Brasil, foram 66.280 novos casos da doença, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

O câncer de mama é a multiplicação de células anormais, podendo ter origem por alterações genéticas (adquiridas ou hereditárias). É importante conhecer o próprio corpo e ficar alerta aos sinais incomuns que ele possa apresentar, como retração da pele, vermelhidão, inchaço com aspecto semelhante à casca de laranja, ferida ou descamação do mamilo e saída de secreção.

Além disso, há algumas maneiras de diminuir o risco do desenvolvimento de tumores, como manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente, evitar o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas.

AUTOCUIDADO - O  objetivo do Hospital com a campanha que disponibiliza os exames é difundir o conhecimento entre as mulheres sobre o próprio corpo, incentivando o cuidado e a prevenção, que aumentam as chances de cura da doença. “Com a correria do dia a dia, a mulher acaba olhando menos para si mesma. Além de conscientizar sobre o câncer de mama, queremos convocar as mulheres para exercerem sua vocação com o cuidado”, destaca a administradora do hospital, Miriam Souza Silva

Outro fator destacado pela administradora é o grande número de faltas a exames.  “Até setembro, 436 exames deixaram de ser realizados por falta. Isso só prejudica a todos, então pedimos que as pessoas só deixem de comparecer em caso de extrema necessidade “ orienta Miriam.

Publicado em: 29/10/2021 19:42

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.