Gustavo Teixeira, Maria de Lourdes Teixeira e ''borboletas'' distribuem poesias nas ruas de São Pedro

Ação realizada no sábado e acompanhada por Banda Bamados,  de Capivari, fez parte da programação da 69ª Semana Gustavo Teixeira 

Para divulgar a programação da 69ª Semana Gustavo Teixeira, a Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Cultura, realizou no sábado, dia 17, a distribuição de cápsulas poéticas  - trechos de poesias de Gustavo Teixeira embaladas em pequenos invólucros.  A entrega foi feita por personalidades de destaque na cultura são-pedrense: Gustavo Teixeira, Maria de Lourdes Teixeira e ‘borboletas’, símbolos presentes nas poesias do poeta. Os personagens estavam acompanhados da Banda Bamados, de Capivari e percorreram as principais ruas da área central.

O presente, com trechos de mais de 20 poesias gustavianas, foi recebido com muito carinho pelos moradores e turistas que passeavam pela estância. 

“Estou completamente encantada com esse jovem vestido de Gustavo Teixeira. Moro em São Pedro há poucos anos, mas já conheço um pouco da história desse poeta da cidade e também da escritora Maria de Lourdes. Acho muito bacana manter essa memória cultural com eventos assim. Parabéns aos envolvidos”, declarou a aposentada Analice Ribeiro. 

Para a estudante Beatriz Arruda, de Piracicaba, tanto a participação da banda quanto dos personagens chamaram muito a atenção de quem passava pela rua Veríssimo Prado. “Como meus avós são daqui de São Pedro, conheço a história do poeta e da biblioteca que tem o seu nome. É legal sair de casa para fazer compras e encontrar uma banda com um grupo vestido assim e oferecendo poesias”, contou. 

De acordo com o coordenador de Cultura e responsável pela programação, Ivan Teixeira, a Semana Gustavo Teixeira é o evento cultural mais importante da cidade. “Além de manter viva a memória do poeta e as suas poesias, o evento também trabalha a literatura, estimulando o surgimento de novos poetas e amantes da literatura”, disse.

Ainda segundo Teixeira, por meio desse evento, do qual também faz parte o concurso de poesias, é possível descobrir novos talentos na área da poesia e literatura. “É uma semana intensa, onde desenvolvemos diversas linguagens artísticas, seja por meio de apresentações de dança, teatro, de música, lançamento de livros ou rodas de conversas com escritores. Assim, proporcionamos um contato com diversas culturas junto aos alunos e a comunidade”, ressaltou o coordenador.

No último dia 16, o escritor são-pedrense Roberto Azevedo também foi recebido por diversas pessoas para o lançamento do seu livro “Diga que Sim”, na Biblioteca Municipal. “Roberto dá voz a quem não tem. Transmite a sensibilidade por meio das palavras e reverbera sentimentos habitualmente silenciados em seus livros”, disse Teixeira sobre o evento que também teve a participação do musico André Castanho. 

A programação segue neste dia 21, às 14h, com o Teatro Turma do Lamba contra os inimigos da Natureza, no Cineteatro São Pedro. No dia 22, às 9h, alunos da rede municipal de ensino fazem uma homenagem a Gustavo Teixeira, na herma do poeta na Praça Gustavo Teixeira; às 19h, acontece a final do concurso de Poesias Declamadas e Inéditas da Semana Gustavo Teixeira, no Centro de Convenções Jacintho José Favaro. Nos dias 24 e 25, às 12h, tem o Elas ocupam a Pista, projeto de Arte Urbana com oficina de lambe lambe, grafite, batalha de rimas, poesias e feira de artesanato na Pista de Skate da Avenida dos Imigrantes.

Publicado em: 20/09/2022 16:42

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.