Futuro endereço da Secretaria de Turismo é tombado pelo patrimônio histórico

O prédio localizado na praça Adolpho Bonifácio Bragaia, que até 2018 abrigou a Câmara Municipal de São Pedro e também já foi a sede do Fórum local, foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat). A divulgação feita pelo órgão no dia 20 de julho, informa que os tombamentos – que incluem  também quatro estações ferroviárias que simbolizam o auge do ciclo econômico do café no Estado de São Paulo, no século 19, Câmaras, cadeias e fóruns em outras quatro cidades  - vão garantir a  a preservação de remanescentes da antiga Companhia Mogiana de Estradas de Ferro e de edifícios que representam a materialização das políticas de segurança pública e Justiça no Estado de São Paulo até meados do século 19.

O prédio tombado pelo Condephaat em São Pedro foi construído no final do século 19. O terreno foi uma doação do município de São Pedro para o Estado de São Paulo, mais especificamente à Secretaria de Justiça, que ficou responsável pela construção do imóvel.

Até a década de 70, o prédio serviu às necessidades do Poder Judiciário, com atendimento às demandas de São Pedro, Águas de São Pedro e Santa Maria da Serra. Em 1976, foi cedido pelo Estado ao município.

Com a construção de um novo prédio para o Judiciário, foi realizada a concessão de uso deste imóvel para a Câmara Municipal de São Pedro, que utilizou o prédio até o ano passado. Em agosto, a Câmara fez oficialmente a entrega à Prefeitura.

Atualmente, o prédio com 4 salas, um salão nobre, cozinha e sanitário, passa por reforma para ser o novo endereço da Secretaria de Turismo. Os aspectos físicos do imóvel foram mantidos com a realização de obras de manutenção.

HISTÓRIA – Levantamento feito pela Câmara Municipal para solicitar o tombamento do imóvel indica registros em livros tombos que apontam o local como palco de grandes movimentos populares e participação de políticos renomados na história do país.

O imóvel possui características arquitetônicas e urbanísticas que o distinguem dos demais imóveis construídos ao seu redor. Possui um pavimento situado em um nível mais elevado com relação à rua, com construção sobre um porão, característica das construções da época. O volume frontal do edifício é outro diferencial, com aberturas de portas e janelas grandes com bandeira, platibanda, além de toda a ornamentação da fachada. Forma um charmoso conjunto arquitetônico, classificado como eclético.

Ivan Teixeira, ex-vereador atualmente na Secretaria de Turismo, comemorou o tombamento. “É uma medida que garante a preservação de espaços históricos”, afirmou.

“Neste novo endereço, a Secretaria de Turismo vai poder abrigar reuniões, cursos e palestras de maneira mais adequada. A localização, na área central, também é favorável”, destacou a secretária de Turismo, Clarissa Quiararia. Outra novidade informada pela secretária é que a nova sede da secretaria terá um espaço destinado ao Comtur (Conselho Municipal de Turismo). “O conselho terá uma sala própria para ser usada para reuniões, desenvolvimento de projetos, armazenamento de materiais e outras atividades do grupo”, destacou.

 

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.