Fotógrafas conhecem Museu Gustavo Teixeira

Eliária Andrade e Márcia Fuet, integrantes do grupo de 11 fotógrafas que assinam a exposição “As Donas da Bola”, conheceram na quarta-feira o Museu Gustavo Teixeira, primeiro espaço fora da capital paulista a abrigar a mostra que reúne o resultado do trabalho das profissionais que em 2012 percorreram vários locais do país com a proposta de retratar mulheres que jogam bola por paixão ou diversão.

“Todos nós somos fotojornalistas ou fotodocumentaristas e resolvemos montar um time com 11 mulheres para mostrar o olhar das mulheres como fotografadas e protagonistas”, conta Márcia.

A ideia da itinerância da exposição, que após passar pelo Centro Cultural São Paulo, Museu do Futebol e Museu Gustavo Teixeira também vai a Piracicaba, Campinas e Jundiaí agrada Marcia e Eliária. “É importante que a exposição possa abrir novos horizontes”, propõe Márcia.

Eliária, autora da foto que mostra o futebol das freiras, conta que a retratada, a irmã Monique Bourguet, é canadense e gosta de praticar esportes. “As freiras do Hospital Santa Marcelina formam um time feminino com técnicas de enfermagem e outras funcionárias do hospital. Às vezes chega a formar três times”, conta.

No Museu Gustavo Teixeira há 29 fotos em exposição. Os trabalhos de Ana Araújo, Ana Carolina Fernandes, Bel Pedrosa, Eliária Andrade, Evelyn Ruman, Luciana Whitaker, Luludi Melo, Marcia Zoet, Marlene Bergamo, Mônica Zarattini e Nair Benedicto retratam cenários apresentados de partidas de futebol lideradas por mulheres em Pernambuco, Macapá, Rio de Janeiro, Cuiabá, São Paulo e Bahia.

Em São Pedro, também haverá uma atividades especial desenvolvida com estudantes que farão visitas monitoradas. “A proposta é levantar a discussão sobre o tema”, conta Rodrigo dos Santos, museólogo responsável pela curadoria da mostra em São Pedro.

A exposição marca as comemorações do aniversário da cidade de São Pedro, que completa 136 anos de emancipação política no dia 22 de fevereiro. Para a coordenadora de Cultura, Sandra Golinelli, “a exposição é muito rica e as imagens apresentadas vão emocionar os visitantes, além de abrir o caminho para uma grande exposição que será realizada no segundo semestre desse ano sobre o futebol em nossa cidade”.

Para Rodrigo, a exposição, além de evidenciar pelas lentes de um forte time de 11 fotógrafas, retrata um cotidiano, muitas vezes, ignorado da maioria da sociedade.

SERVIÇO:

Exposição As Donas da Bola

Local: Museu Gustavo Teixeira

Período da exposição: Até 20 de março de 2017.

Horários: Terça a Sexta: das 9h às 17h

Sábados, Domingos e Feriados: das 9h às 13h

Entrada: gratuita.

Tel.: (19) 34819205

Informações: museugustavoteixeira@saopedro.sp.gov.br

Facebook: www.facebook.com/museugustavoteixeiral

Instagram: http://instagram.com/museugustavoteixeira

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.