Fogo na serra está controlado, informa Corpo de Bombeiros

Após análise feita na manhã desta segunda-feira, o Corpo de Bombeiros informou que o incêndio que atingiu a serra de São Pedro no final da tarde de domingo está sob controle, porém, o monitoramento continua sendo feito na área. Equipes da Prefeitura também estão de prontidão.

No domingo, o combate ao fogo identificado por volta das 17h foi realizado até 22h. Além do Corpo de Bombeiros, vários departamentos e secretarias da Prefeitura de São Pedro e voluntários auxiliariam na ação.

As equipes da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Secretarias de Obras e de Turismo atuaram na contenção e alertam para os riscos de incêndio no período de estiagem, como prejuízos à vegetação, morte de animais silvestres, aumento da poluição do ar, diminuição da fertilidade do solo, além de oferecerem risco de queimaduras, acidentes com vítimas e causar problemas de saúde na população.

O fogo de domingo não avançou sob os decks do parque Marcelo Golinelli devido a uma contenção de concreto feita na época da revitalização do espaço que atualmente é equipado com câmeras de monitoramento.

Estudos apontam que a maior parte dos incêndios florestais são decorrentes de ação antrópica (causados pelo homem de maneira acidental ou intencional). O descuido humano ou a negligência são fatores que aumentam a probabilidade de ocorrências de eventos de fogo sem controle.

No Estado de São Paulo a ocorrência de incêndios florestais é mais constante entre junho e outubro, sendo agosto e setembro os meses com maior número de eventos.

A Operação Corta-Fogo, do Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, está atualmente na fase vermelha. Neste período de junho a outubro as ações de combate ao fogo e de fiscalização repressiva são priorizados pelo governo do Estado.

Publicado em: 26/07/2021 15:34

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.