Filme brasileiro Macunaíma abre temporada do CineMuseu

Sessão acontece nesta quarta-feira, às 19h, com entrada gratuita ao público

O filme brasileiro Macunaíma abre nesta quarta-feira, 23 de março, a temporada de 2022 do CineMuseu, do Museu Gustavo Teixeira. A sessão, com entrada gratuita ao público, começa às 19h. A iniciativa é da Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Cultura. Na quinta-feira, o mesmo filme será exibido exclusivamente para alunos da Escola Estadual Aroldo Donizetti Leite, às 13h. A classificação etária é 16 anos.

Do gênero comédia e fantasia, o longa-metragem narra as aventuras de Macunaíma, um anti-herói preguiçoso e sem caráter. Ele nasce no sertão, vai para a cidade grande com os irmãos e se envolve com prostitutas, guerrilheiras e todo tipo de gente. A obra foi escrita e dirigida por Joaquim Pedro de Andrade, baseada no livro homônimo de Mário de Andrade, um dos fundadores do modernismo no país. Em novembro de 2015, o filme entrou na lista das 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos pela Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Segundo o coordenador municipal de Cultura, Ivan Teixeira, o propósito do CineMuseu é democratizar a arte. “Utilizando espaços culturais para reprodução de filmes, damos mais uma oportunidade de acesso a esta arte para todos. O cinema não é apenas uma forma de expressão cultural, mas também um meio de representação. Uma das principais ações do cinema é a capacidade de fazer o espectador se emocionar e refletir. Queremos com o CineMuseu proporcionar aos espectadores o contato com filmes de produção nacional, fazendo com que o público conheça a arte brasileira”, comentou.

MAIS - Ainda neste primeiro semestre de 2022, os filmes que integram a programação do CineMuseu são Deus e o Diabo na Terra do Sol, Iracema: uma Transa Amazônica e os dois curtas-metragens Uma noite com Oswald e Perigo Negro. As datas de exibição serão divulgadas em breve.

SERVIÇO – CineMuseu. Exibição do filme Macunaíma. Quarta-feira (23/03), às 19h, no Museu Gustavo Teixeira (Rua Joaquim Teixeira de Toledo, 524, Centro). Entrada gratuita. Classificação etária: 16 anos. Informações: (19) 3481-9205.

Publicado em: 22/03/2022 14:01

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.