Fibra óptica do Cidades Digitais começa a funcionar em 90 dias

Estimativa é de gerente da empresa; medida vai garantir acesso a internet grátis nas praças da Matriz, Gustavo Teixeira e do Fórum

O processo de instalação e funcionamento de 12 km de fibra óptica do programa Cidades Digitais deve ser concluído em 90 dias em São Pedro, informa William Fereira, gerente regional da Petcom, empresa contratada pelo Ministério das Comunicações para realizar o serviço que vai garantir acesso à internet nos pontos previamente estabelecidos: as praças da Matriz, Gustavo Teixeira, e Adolpho Bonifácio Bragaia, a praça do Fórum, locais que terão pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito da população.

O programa prevê também acesso interno em outros pontos, como a Prefeitura de São Pedro, Emebs Ondina Mendes Parreira e Ricarda de Lima Paiva Berzin, Unidades de saúde dos bairros Alpes das Águas e Bela São Pedro, Ginásio Bordadão e Centro de Convenções.

 A instalação da fibra óptica está em andamento e é uma das etapas do processo iniciado com a instalação de dutos por uma empresa que utiliza o método diferenciado, chamado não destrutivo, subterrâneo, que instala os dutos sem a necessidade de se abrir valas.

“Após a conclusão da instalação, há um trâmite que envolve uma visita de técnicos do Ministério e com a liberação deles, a rede é transferida para a Prefeitura, que pode passar a utilizá-la”, explica o gerente.

Com a liberação, tem início a chamada operação assistida: por um período de seis meses, um profissional contratado pela empresa assessora o departamento da Prefeitura responsável pela rede. Logo após a liberação, um treinamento também será realizado por estes profissionais.

FERRAMENTA DE GESTÃO - São Pedro foi um dos um dos 262 municípios selecionados entre 1.901 inscritos para a implantação do programa viabilizado por meio de convênio com o Ministério das Comunicações. O principal objetivo do programa é contribuir para modernizar a gestão, ampliar o acesso a serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios por meio da tecnologia.

O prefeito Helinho Zanatta vê a participação do programa Cidades Digitais como oportunidade de oferecer novos serviços e facilidades, com benefícios em diferentes áreas. “Esse tipo de infraestrutura fortalece a integração da comunidade, promove o desenvolvimento e traz grandes benefícios econômicos e sociais”, destacou.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.