Estradas rurais passam por manutenção após chuvas

Após o grande volume de chuvas e granizo registrados no fim de semana em alguns pontos de São Pedro, a Coordenadoria de Serviços Rurais deu início ao trabalho de recuperação das estradas rurais, com prioridade para as regiões dos bairros Capim Fino e alto da serra, as mais atingidas.

Além das vias, a manutenção é feita também com a limpeza das curvas de nível para garantir o escoamento da água. O trabalho de manutenção é contínuo com programação alterada de acordo com necessidades específicas, como neste caso dos estragos provocados pelas chuvas.

São Pedro tem uma área territorial de 611,278 km quadrados segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Deste total, estima-se que a Zona Rural ocupe 87,4%, o que exige grande empenho da Coordenadoria de Serviços Rurais, departamento da Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Serviços Públicos. Só as propriedades rurais ativas, segundo levantamento da Casa da Agricultura de São Pedro, são 675.

Para realizar a manutenção dos aproximadamente 1.000 km de estradas não pavimentadas de São Pedro, o setor foi reestruturado nos últimos anos com aquisição de maquinário – motoniveladoras, retroescavadeira, caminhão basculante, entre outros – realização de convênios com Estado e União que garantem programas de manutenção das estradas para melhorar a condição das estradas vicinais e facilitar o escoamento da produção agrícola, especialmente aquela produzida por meio da agricultura familiar, uso de mistura de solo e pedra compactada, implantação de lombadas, saída de água pluvial e embaulamento de ruas para facilitar o escoamento da água.

A manutenção adequada ajuda a melhorar vários aspectos do cotidiano de moradores, produtores ou proprietários de chácaras e interfere de maneira significativa na qualidade de vida, por isso sempre foi tratada com especial atenção pela administração municipal.

Publicado em: 07/01/2021 18:14

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.