Espetáculo infantil Um Presente Para Ramiro será apresentado on line no dia 11 de novembro

A importância de se planejar e se organizar para concretizar os sonhos é a principal lição ensinada pelo espetáculo infantil ‘Um Presente Para Ramiro’, com texto e direção de Valdo Resende. A peça, que já fez mais de 60 apresentações gratuitas em diversas cidades do país, realiza uma nova circulação on-line com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, do Governo Federal por meio do Edital ProAC Lei Aldir Blanc e da Coordenadoria de Cultura de São Pedro. O elenco é formado por Conrado Sardinha, Isadora Petrin, Neusa de Souza, Rogério Barsane William Gutierre.

A trama narra as descobertas de Ramiro em seu aniversário de 12 anos. Na véspera desse dia, seu avô Miguel, que diz ter poderes especiais, entra nos sonhos do neto para descobrir quais são os desejos dele. Depois de perceber que o garoto não aceita ficar sem presentes caros, o avô decide ensiná-lo sobre o valor das coisas.

Com a ajuda da prima Valentina e de Fortuna, um cofre em forma de um porquinho falante, Miguel propõe uma viagem ao passado para apresentar a Ramiro os sonhos e a história de seus pais. A proposta da peça é mostrar o conflito entre o querer e o não poder – presente na realidade de muitas famílias brasileiras – e as possíveis saídas éticas para essa questão.

O trabalho partiu de uma pesquisa sobre como as crianças lidam com a realidade financeira da família, revela o diretor Valdo Resende. “Durante meses nós estudamos esse tema e somamos a isso a nossa experiência em falar com esse público infantil e, consequentemente, com os pais, pois são eles que levam os filhos ao teatro. Usamos uma linguagem própria para a idade para mostrar que há um valor real e concreto para as coisas e que precisamos de planejamento, investimento e economia para consegui-las”, comenta.

A encenação evidencia a importância do valor real das coisas e não a importância do “ter” o que é caro, o que está na moda, o que dá status. Trata, ainda, do egoísmo em contraposição aos valores familiares. Dessa forma, apresenta e valoriza os brinquedos simples, antigos. “Resgatamos alguns brinquedos que estão desaparecidos, mas ainda permeiam o imaginário das pessoas. E a nossa cenografia (assinada por Djair Guilherme) é construída como um brinquedo que se monta e desmonta. Não temos um cenário na própria concepção da palavra, mas elementos cenográficos que vão compondo os ambientes onde as cenas ocorrem. A encenação se baseia em um teatro no qual as ações são construídas a partir do movimento dos atores, a partir da maneira com qual eles manipulam os elementos cenográficos”, explica Resende.

Já os figurinos, assinados por Márcio Araújo, fazem referência a outras cidades e épocas e remetem o espectador a um mundo onírico. “Colocamos a cenografia, os figurinos, os adereços (de Renato Ribeiro) e a trilha sonora original (de Flávio Monteiro) em função do jogo lúdico para ajudar o Ramiro a perceber essa nova realidade em que ele precisa ir além como indivíduo”, acrescenta.

PROJETO - A circulação pelo Estado de São Paulo ocorrerá até dezembro de 2021, no formato digital, com parcerias estabelecidas com secretarias municipais, escolas da rede pública, instituições e outros equipamentos culturais, ampliando o alcance do espetáculo.

“Estarmos frente à frente com o público é sempre a melhor forma de se fazer teatro, mas aprendemos com nossas produções nos últimos meses que podemos chegar em um público maior no on-line, principalmente em um momento que boa parcela da população ainda receia ocupar espaços fechados”, pontua Sonia Kavantan, diretora de produção do espetáculo. Além da gravação pensada para o ambiente digital, as apresentações são seguidas de um bate papo ao vivo com o elenco, respondendo as perguntas do público. “Essa forma de interação é mais intuitiva para jovens e crianças, e a adesão é muito maior”, ainda pontua Sonia.

 

SERVIÇO:

Transmissão on-line seguida de bate papo com o elenco ao vivo
Dia 11/11, às 20h
Gratuito
Acessar pelo link: http://bit.ly/ramiro1111

Publicado em: 05/11/2021 18:35

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.