Equipe odontológica faz cirurgia em acamados na Santa Casa

Projeto busca avaliar pacientes impossibilitados, acamados e de risco em tratamento em UBSs

A estrutura do Hospital Beneficente São Lucas, a Santa Casa de São Pedro, também está sendo utilizada pela equipe de cirurgiões dentistas do Centro de Saúde Bucal. Pacientes impossibilitados, acamados ou com risco eminente em alguns procedimentos estão sendo avaliados e encaminhados para cirurgia hospitalar.

“Este é um projeto já em andamento e que precisou dar uma parada com a pandemia. Retornamos e já fizemos duas cirurgias este mês. O objetivo é avaliar o paciente na própria residência e diagnosticar o melhor tratamento. Em alguns casos, por conta de problemas maiores como paralisia cerebral, síndromes, estado vegetativo, traqueostomia, coagulação ruim ou encaminhados pelo médico, são levados ao centro cirúrgico do hospital”, destacou a dentista Ana Beatriz Rochelle, que iniciou o projeto e conta com a ajuda do dentista Luis Fernando Saccomani e supervisão do coordenador de Saúde Bucal, André Pinto.

Um dos pacientes atendidos pelo projeto este mês, Reginaldo George Brizi, de 53 anos, sofreu um acidente há um ano e meio, hoje está acamado e precisou de extração dentária. “Ele estava com lesão interna e achamos que poderia ser outra coisa, e não dente. Fomos até o otorrino, mas ele encaminhou para o dentista. Eu e meu marido levamos a documentação até o posto do São Dimas e tivemos essa grata surpresa. A doutora foi em casa e diagnosticou a necessidade de intervenção cirúrgica. Tudo antes da pandemia. Agora, com o retorno das consultas, ele fez a cirurgia”, conta Luzia Munhoz Brizi, cunhada do paciente.

Para Luzia e o marido, Antonio Marcos Brizi, o atendimento superou as expectativas. “Foi tudo muito bom. Nunca pensei que iríamos precisar desse tipo de atendimento. Foi o primeiro procedimento dentário que o Reginaldo precisou, e se fossemos pagar, ficaria muito caro. É importante que os familiares de pessoas acamadas tenham o conhecimento deste projeto. A equipe é ótima e esperamos que continuem com essa ação. Meu cunhado já está em casa e recebeu a visita da dentista. Quero agradecer a atenção de todos. Desde o acidente dele temos o apoio da Prefeitura. Que outras pessoas possam usufruir deste serviço”, afirmaram.

O projeto, que está em expansão, tem a colaboração das outras unidades de saúde e conta com uma ação multidisciplinar e integrada com médicos e agentes de saúde dos bairros. “Queremos continuar ajudando e dar assistência para estes pacientes. A saúde bucal é muito importante”, garantiu Ana Beatriz.

Para saber mais sobre o projeto, o familiar do paciente pode procurar seu agente de saúde e informar o interesse pela avaliação ou procurar diretamente a Unidade Básica de Saúde do São Dimas.

   

Publicado em: 30/10/2020 12:16

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.