Emoção marca inauguração de praça em homenagem ao cantor Meirinho

Familiares e amigos viajaram 400 km para participar da solenidade na terça-feira, 23, que anunciou também a realização de um Festival de Música Caipira

Muitas lembranças e emoções foram despertadas na inauguração da praça Claudemiro Aparecido de Carvalho, nome completo do cantor e compositor Meirinho, na terça-feira, 23. 

Com a presença de seus filhos, seu irmão Roberto, com que fez dupla durante 30 anos, outros familiares, amigos e fãs que viajaram aproximadamente 400 km, o evento de inauguração da praça localizada no bairro Portal das Flores relembrou a trajetória marcada por muitos sucessos na música e também o estilo simples de viver do compositor que mudou-se para São Pedro, terra natal de sua esposa Mathilde da Silva, em 1993 e faleceu há 20 anos, em 29 de junho de 2002.

“Obrigado por aceitarem essa homenagem pensada com detalhes para perpetuar todo o legado do Meirinho”, disse o prefeito Thiago Silva aos familiares.

Entre os detalhes da praça de 1.215 metros quadrados estão as espécies das árvores plantadas: todas são usadas para a fabricação de instrumentos musicais, como Pau Brasil, Jacarandá da Bahia, Embaúba prateada e Jatobá. As árvores estão identificadas em placas. Há também placas com QR Code que, com o uso de smart phone, acessam um vídeo exibido com a trajetória de Meirinho ( disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bNRD84PPJwk) e todo seu conteúdo musical no Spotify, além de tomadas que podem ser usadas para recarregar celular.

Localizada em frente à base do Corpo de Bombeiros, a praça tem pista de caminhada, paisagismo, um violão de concreto e notas musicais desenhadas no piso em homenagem a Meirinho.

MEMÓRIAS -  “Agradeço a cada um de vocês por esta homenagem ao meu pai, que era um cara simples, não fazia diferença de ninguém”, disse Simone, filha de Meirinho. Para Meirinho Filho, a homenagem é muito significativa e um reconhecimento ao trabalho do pai em vários campos da música. “Não tinha cidade melhor para acontecer essa homenagem pensada nos mínimos detalhes. Hoje São Pedro faz história”, disse. 

Para Roberto, irmão de Meirinho, a iniciativa foi “maravilhosa”. “Nos mais de 30 anos que cantamos juntos, Meirinho sempre levou o nome de São Pedro. Estou muito agradecido”, declarou.

Presidente da Câmara, o vereador Du Sorocaba lembrou que ele e a família escutaram muitas músicas de Meirinho.”Esta é uma área de lazer fantástica, bem característica do interior, um espaço para a família. Agradeço por estas e outras ações realizadas pela Administração em vários bairros, que só contribuem para melhorar a nossa cidade”, disse.

O prefeito Thiago Silva também destacou outras ações realizadas pela sua administração em vários pontos da cidade, como iluminação pública, reforma e construção de escolas e praças. “São ações que valorizam os espaços públicos”, destacou, citando ainda os R$ 18 milhões investidos em pavimentação desde o início de 2021. “São ações planejadas com foco na comunidade”.

FESTIVAL – O prefeito anunciou ainda a realização de um Festival de Música Caipira Roberto e Meirinho. Será a segunda edição do evento, que volta a ser realizado após a pandemia. A data programada para o evento é novembro.

Também participaram da inauguração os vereadores Adriano Vitor, Branco, Índio, Cleuza Barros, os secretários municipais Claudinei Arruda (Governo),Clarissa Quiararia (Turismo),Caio Piedade (Obras) e os coordenadores Rogério Bosqueiro (Meio Ambiente), Ivan Teixeira (Cultura), Adriana Amado (Projetos) , Adriana Mariano (Desenvolvimento Social) e Valdemir Reinato (Serviços Rurais), além do comandante da Polícia Militar, Eduardo Pansonato e o comandante da Guarda Civil Municipal, Luciano Luna.

Após o descerramento da placa, vários cantores apresentaram sucessos de Meirinho. Os primeiros foram Roberto e Meirinho Filho. Larissa, neta de Meirinho, também cantou uma canção do avô. Houve ainda apresentação de Fernando Pavone, Vanilli Villi  e Gabriel Allan.

Publicado em: 29/06/2022 14:19

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.