Em inauguração de UBS, mais duas unidades de saúde são anunciadas

“Vamos fazer mais duas UBSs, uma no bairro Colinas e outra no Primavera, para atender os moradores do Jardim Primavera,  Prainha, Vertentes, Camargo, Floresta Escura, Limoeiro  e adjacências”, anunciou o prefeito Helinho Zanatta na inauguração da UBS (Unidade Básica de Saúde) Bela São Pedro, que recebeu o nome de Maria de Lourdes da Silva – Dona Quita. O evento teve a presença do deputado estadual Roberto Morais, do vice-prefeito Thiago Silva, secretários municipais e dos vereadores Carlos Oliveira, o Du Sorocaba, Adilson de Jesus, o Branco, Elias Candeias, Ivan Teixeira, Adriano Vitor, Luiz Azzini e Maria Aparecida Fracassi de Barros, que representou o vereador Mário de Barros, ausente devido a um problema de saúde, além de lideranças comunitárias, moradores da região que será atendida pela UBS e familiares da homenageada.

“Graças ao apoio e à confiança de cada um pudemos chegar até aqui. São muitas frentes de trabalho para levar São Pedro ao desenvolvimento, sempre com planejamento, gestão e seriedade”, disse o prefeito.

Ao dirigir-se ao público, o deputado Roberto Morais destacou o desenvolvimento do bairro Bela São Pedro ao longo dos últimos quatro anos e destacou o grande número de obras em andamento na cidade. “Ando por 30 ou 40 municípios e em São Pedro parece que a crise não chegou”. Morais também destacou a gestão adotada pelo prefeito na administração municipal. “O Helinho é um gestor de visão, que montou equipe técnica e fez parcerias importantes com a Câmara”.

A presidente da Associação de Moradores do Bairro Bela São Pedro, Cleusa de Souza Barros,  lembrou de difíceis situações já enfrentadas pelos moradores do local.  “Esse núcleo criado há 20 anos já enfrentou muita discriminação. Há quase 4 anos temos uma gestão que olha por nós, que realizou várias benfeitorias como este posto de saúde com excelente equipe e a implantação do distrito industrial, que é um sonho antigo”

O coordenador de atenção básica da Secretaria Municipal da Saúde, Leandro Sanches, lembrou que esta unidade foi planejada levando em conta vários aspectos técnicos. “É uma satisfação muito grande participar deste evento, resultado de muito esforço, trabalho e planejamento iniciado em 2013”, disse, destacando que  todos os ambientes foram planejados levando em conta as orientações do Ministério da Saúde.

 A nova UBS terá uma equipe do PSF (Programa Saúde da Família) coordenada pelo médico Rafael Garcia, além de atendimento de dentista, ginecologista e pediatra em dias agendados.

 O investimento de verba federal foi de R$ 488.958,13 na construção do prédio que tem sala de recepção e espera, sanitários masculino e feminino acessível, consultórios, sala de inalação, consultório odontológico, sala de estocagem e dispensa de medicamentos, sala de observação, procedimentos e coleta, sala de atividades coletivas, sala de vacina, sala de curativo, sala de esterilização, sala de administração e gerência, almoxarifado e copa.

Na parte externa também foi construída uma área coberta para atividades e depósitos separados para resíduos recicláveis, contaminados e comuns.

Para equipar a unidade que começou a atender na segunda-feira, foram investidos outros R$ 85 mil na aquisição de equipamentos como inalador, cilindro de oxigênio, defibrilador, computadores, aparelho de raio-X odontológico, autoclave e aspirador elétrico.

NÚMEROS ESPECIAIS – Os alunos da Escola Municipal Professora Ricarda de Paiva Lima Berzin  e do Projeto Crescer, que desenvolve atividades sociais com crianças e adolescentes do bairro fizeram apresentações especialmente preparadas para o evento, como a leitura de um agradecimento em inglês e números de dança e música, muito aplaudidos pelo público.

INAUGURAÇÃO AGENDADA – A UBS construída no bairro Dorothea, que recebeu o nome de “Dr. José George Wached” e vai ampliar ainda mais a descentralização da saúde em São Pedro, será inaugurada no dia 1º de julho, sexta-feira, às 19h.  A nova UBS foi construída na rua Moacyr Ramos, sem número.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.