Em caso de chuva, celebração de Nove de Julho em São Pedro será transferida para o Museu Gustavo Teixeira

medalhas9dejulho

A solenidade preparada pela Prefeitura de São Pedro e a Sociedade de Veteranos de 32 – MMDC em homenagem aos combatentes de 9 de julho, data em que se celebra a Revolução e o Soldado Constitucionalista, será transferida para o Museu Gustavo Teixeira em caso de chuva nesta quinta-feira, dia 9.

Se não estiver chovendo, a cerimônia será realizada no monumento dedicado aos revolucionários, na  praça Adolpho Bonifácio Bragaia atrás do Fórum, com a presença de familiares dos combatentes, além de autoridades da cidade. O início será com um desfile dos integrantes da 3ª Companhia da Polícia Militar e dos atiradores do Tiro de Guerra de São Pedro, acompanhados pela Corporação Musical União Charqueadense. A previsão é que o grupo saia da Praça Matriz às 9h.

Entre as novidades da solenidade deste ano está uma exposição de objetos e trajes emprestados pelos familiares dos combatentes são-pedrenses e a premiação do concurso de redações organizado pela Secretaria Municipal de Educação, que teve a participação de quase 300 alunos dos quartos anos da rede municipal de ensino.  O público vai poder conferir duas redações selecionadas de cada uma das 10 escolas participantes, e serão premiados os três primeiros classificados entre todos os participantes.

Um dos momentos mais importantes da cerimônia será a entrega da Medalha 9 de Julho a três homenageados pelos serviços prestados à cidade e à memória do Movimento Revolucionário de 1932 – o Capitão Caron, comandante da Polícia Militar de São Pedro; o subtenente Vagner, Chefe de Instrução do TG 02-091 de São Pedro; e a secretária de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Clarissa Quiararia.

Na cerimônia também será oficialmente doada ao Museu Gustavo Teixeira uma réplica da matraca usada pelos revolucionários, que poderá ser manuseada pelos presentes e depois será incorporada ao acervo do Museu.

A doação da matraca é fruto do empenho do são-pedrense João Francisco de Aguiar, que é também o coordenador da realização do evento e do núcleo de São Pedro da Sociedade de Veteranos de 32 – MMDC.

Após a cerimônia, as autoridades e familiares irão prestar homenagem no jazigo do herói revolucionário José Augusto Frota Escobar, nascido em São Pedro e que morreu em combate.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.