Em 4 meses, São Pedro realiza 728 mamografias

Adquirido em dezembro de 2018, equipamento que está na Santa Casa, oferece mais conforto às são-pedrenses; Colonoscopia e endoscopia também estão sendo realizados no município

Seguindo a Agenda 2025 e o planejamento estratégico da gestão do prefeito Helinho Zanatta e de seu vice, Thiago Silva, a saúde no município vem se destacando em toda a região. Desta vez, o que surpreendeu foi o número de exames de mamografia.

Durante a audiência pública da saúde que aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, na última quinta-feira, 30, mostrou que nos primeiros 4 meses deste ano, foram realizados 728 exames de mamografia na Santa Casa de São Pedro.

“Este é um equipamento de última geração. Além de precisão nos resultados, o paciente agora tem o conforto de fazer o exame na cidade, sem precisar se deslocar”, disse Leandro Carneiro, coordenador Geral da Saúde, que também destacou sobre os exames de ultrassom e cirurgias eletivas. O investimento no equipamento de mamografia foi de R$ 155 mil.

Outros exames totalmente inéditos em São Pedro são a colonoscopia e a endoscopia, que totalizam 118 procedimentos de diagnóstico. “É uma conquista importante para a população, que almeja sempre ver a saúde municipal melhorando. São benefícios crescentes com tecnologias avançadas”, afirmou Miriam de Souza Silva, secretária de Saúde e Desenvolvimento Social.

Além desses dados, foram apresentadas outras ações da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social de São Pedro no primeiro quadrimestre de 2019. Em procedimentos de enfermagem na atenção básica foram 31.528 atividades; em atendimentos especializados como terapia ocupacional e psicólogo, 1.716; no transporte ambulatorial de pacientes que fazem hemodiálise, quimioterapia e radioterapia, foram 881 viagens, atendendo 4.349 pacientes; dentre muitos outros dados.

Outro ponto são os atendimentos nos PSFs que atingem 60% da população e deve aumentar no próximo semestre com a inauguração da nova UBS do bairro Nova São Pedro II, no próximo dia 8. “A atenção básica nestes 4 meses atendeu com atendimento médico com clínico, ginecologista e pediatra 14.390 pacientes. As visitas nas residências chegaram a 14.367. Com a nova unidade que será inaugurada, ampliaremos ainda mais esses números e ultrapassaremos 70% de cobertura na atenção básica, estando acima do prazo estabelecido pela agenda 25”, afirmou Leandro.

Neste período, foram investidos na saúde com recursos próprios sobre a receita líquida de impostos, 23,14%, o que significa 8,14% a mais do obrigatório, registrando em valores R$ 11.887.672,84.

A secretária da pasta ainda ressaltou sobre esses números. “São dados que nos deixam muito satisfeitos. É o resultado de todas as ações realizadas de forma contínua desde 2013, como ampliação da infraestrutura de atenção básica local e qualificação da equipe”, finalizou Miriam.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.