Educadores participam de curso sobre superdotação

img_6726

Objetivo é identificar alunos com altas habilidades e dar suporte educacional ao município

A Prefeitura de São Pedro, por meio da Secretaria de Educação, promoveu mais um curso em prol ao desenvolvimento dos educadores da rede. Durante quatro encontros, entre os dias 24 de agosto e 8 de novembro, pelo menos 1 representante de cada unidade escolar municipal esteve no curso “Altas Habilidades e Superdotação”, ministrado pela pedagoga mestre doutora Danitieli Maria Calavans Marques, da UFSCAR de São Carlos.

Com o curso, a rede municipal estará apta para fazer um atendimento específico depois de alunos identificados com alta habilidade ou superdotação, dando uma atenção ao aprendizado de forma correta e com desenvolvimento futuro através do AEE (Atendimento Especializado Educacional) municipal.

Até o momento, por falta desta especialização, nenhum aluno ainda havia sido identificado com algum tipo de alta habilidade ou superdotação. A partir de agora, assim que identificados, poderão ser incluídos no censo do GDAE (Gestão Dinâmica de Administração Escolar).

“A Organização Mundial de Saúde mostra que a probabilidade estatística desses indivíduos com capacidade acima da média é de 3 a 5% da população. Diante desta estimativa, entende-se que existe mais de 2,5 milhões de estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação, no entanto, apenas 14.000 são declarados no Censo Escolar (INEP, 2015). A dificuldade em identificar estes estudantes com um alto potencial na escola acontece devida a escassez de informações, capacitações e discussões sobre o conhecimento no assunto”, destacou a pedagoga.

CONTEÚDO – Os trabalhos voltados aos docentes foram desenvolvidos nas escolas com olhar para as inteligências múltiplas, focando a inteligência linguística; lógico-matemática; espacial; corporal-sinestésica; musical; interpessoal; intrapessoal e naturalística. Com os recursos, os profissionais da educação municipal farão um levantamento de seus alunos e encaminhar para o AEE, que fará um novo curso para colocar em prática toda a competência adquirida e valorizar os alunos especiais.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.