Educação fará caminhada de conscientização no Dia Mundial do Autismo

[caption id="attachment_15484" align="alignnone" width="1024"] Caminhada realizada no ano passado; conscientização volta a ser destaque em 2018[/caption]

Para marcar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, a Prefeitura de São Pedro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, programou para a próxima segunda-feira, a 4ª Caminhada de Mobilização e Conscientização do Dia Mundial do Autismo. O evento terá início às 9h30, na praça Santa Cruz.

A supervisora do Atendimento Educacional Especializado, Fátima Martins Giacomelli, conta que vão participar da atividade 226 alunos de várias escolas municipais, assim como os atendidos pela Apae. Também foram convidados estudantes da rede particular de ensino. Os participantes vão percorrer as ruas Veríssimo Prado e Malaquias Guerra até a praça da Matriz.

O evento terá apoio também dos comerciantes locais, por meio da Acisp (Associação Comercial e Industrial de São Pedro), assim como de várias secretarias municipais. “O Cristo será iluminado de azul pela Secretaria de Turismo”, avisa Fátima.

Nas escolas de educação infantil e ensino fundamental 1, as atividades serão internas ou no entorno da unidade. O principal objetivo é conscientizar sobre o autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Na rede municipal de ensino há hoje matriculados 15 autistas - 4 na educação infantil e 11 no ensino fundamental. Além de participar das atividades regulares da escola, eles recebem acompanhamento do Núcleo de Apoio à Inclusão, que oferece atendimento de fonoaudiologia, psicologia e psicopedagogia.

CONTRA O PRECONCEITO - O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007 com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e divulgar esclarecimentos.

No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem em várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o autismo e como lidar com a doença.

Nesta data, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o autismo.

TRANSTORNO - O autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" - TEA. Entre os sintomas do autismo estão fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem e dificuldades de relacionamento. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.