Edição 2021 do Circuito Sesc de Artes apresenta programação on-line e gratuita até 19 de setembro

Todas as praças unidas na praça digital. Com mais de 250 ações artísticas e ciclo de encontros, o Circuito Sesc de Artes 2021 – Praças Digitais acontece em diálogo com 157 municípios do Estado de São Paulo, em ambiente on-line e com atividades gratuitas. A programação completa está em: sescsp.org.br/circuitosescdeartes.

Realizado desde 2008, o Circuito Sesc de Artes acontece em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio locais e tem como objetivo estimular a circulação e a difusão de trabalhos artísticos em cidades onde as unidades do Sesc não estão presentes. 

O diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda explica que "o Circuito Sesc de Artes 2021 – Praças Digitais se baseia numa ampla articulação entre a instituição, empresas, as municipalidades e entidades empresariais".  Miranda afirma que "esta edição, virtual, integra e conecta diferentes públicos e protagonistas locais das 157 cidades do Estado de São Paulo que, junto à programação artística on-line, são contemplados por ações formativas no campo da gestão e da mediação cultural, além de ações solidárias do programa Mesa Brasil Sesc São Paulo."

Região de Piracicaba - Neste ano, a programação teve como eixo estruturante a articulação junto aos territórios, valorizando a cultura das cidades atendidas, seus artistas e cidadãos. Envolvendo mais de 1.000 trabalhadores da cultura, o Circuito Sesc de Artes 2021 promove a diversidade desse fazer artístico, seus sotaques, histórias e especificidades. 

Na região de Piracicaba as atividades têm a participação de artistas locais de sete municípios: Águas de São Pedro, Araras, Capivari, Limeira, Rio Claro, São Pedro e Tietê.

A programação contempla cursos de crochê e cinema; encontro musical com Renato Teixeira; exposição fotográfica digital que desdobra imagens em 360º dos espaços importantes das 7 cidades; videoperformance de artistas de diferentes linguagens; ilustrações da artista Sonya Mello para colorir patrimônios e paisagens da Serra de São Pedro; episódios teatrais sobre a vida de Cornélio Pires; e Batalha de MCs ao vivo com participação de artistas de todo o Estado.

 

Entre a abertura e o encerramento, com concerto da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto diretamente do palco do Teatro Pedro II, o Circuito Sesc de Artes 2021 – Praças Digitais apresenta até 19 de setembro uma programação com mais de mil artistas e 250 atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura, tecnologias, além de conteúdos sobre história e memória local, gastronomia e turismo.

Em sua 12ª edição, conta com a participação de profissionais, instituições, grupos, coletivos e artistas que atuam nacionalmente, muitos deles nascidos nos municípios paulistas, que incluem nomes como Ignácio de Loyola Brandão, Reynaldo Gianecchini, Maria Gadú, Kamau, Daniel Munduruku, Renato Teixeira, Marcia Kambeba, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Roberta Estrela D'Alva, Marcelo D'Salete, Conceição Evaristo, Renato Janine Ribeiro, Siba e Museu Casa de Portinari, entre outros. 

 

PROGRAMAÇÃO – SÃO PEDRO

 
Artes Visuais 
Cards


Patrimônios culturais para colorir
A artista Sonya Mello ilustra patrimônios históricos, tecnológicos, culturais e ambientais da cidade de São Pedro, cidade turística, que fica no pé da Serra de Itaqueri. Os cards podem ser impressos para você colorir! Sonya Mello nasceu em São José dos Campos/SP, é artista, ilustradora, cronista, se
dedica às artes há 15 anos e nos últimos 10 anos somente à arte Naïf. Leva às escolas as imagens de suas obras para promover o reconhecimento das riquezas de suas cidades, bem como para despertar as crianças para a arte.
De 8 a 17, quarta a sexta, 19h. Livre.
Acompanhe em: Facebook e Instagram/sescpiracicaba 
Baixe as ilustrações para colorir em: bit.ly/cardsCSA
Compartilhe seu card com a hashtag #saopedrocsa

 

Turismo Social
Exposição
 

As marcas dos marcos

Exposição fotográfica digital que se desdobra em imagens 360º dos espaços arquitetônicos importantes das cidades de Limeira, Rio Claro, Araras, Tietê, Capivari, São Pedro e Águas de São Pedro. Destacando detalhes destes espaços que muitas vezes são imperceptíveis no olhar cotidiano.

De 10 a 16, segunda a sábado, 11h. Livre.

Acompanhe em: Facebook e Instagram/sescpiracicaba

 

Literatura
Exibição
 

Mural Regional
Vídeos curtos nos quais artistas visuais da região de Piracicaba ilustram textos de escritores e poetas de cidades próximas. Com Gisele Godoi, escritora, Marcos Ribeiro, ilustrador, Neni Finardi, artista visual, Sergio Biscaldi, escritor, Sergio Esteves, artista visual, Solange Hoppe Padilha, escritora, Thaysi Monteiro, ilustradora, e Vanessa Amaral, psicóloga.

10 e 17, sextas, 13 e 14, segunda e terça, e 18, sábado, 15h. Livre.

Acompanhe em: Youtube, Facebook e Instagram/sescpiracicaba

 

Artes Visuais
Exibição
 

Recoloca-me!

Na Serra do Itaqueri, a paisagem da mata de diversificadas espécies se tornou monocultura e pasto de boi. Estamos áridos. Ressequidos. Nos perdemos no deserto que criamos. Famintos, consumimos uns aos outros. Adoecemos. "Recoloca-me!"-  Generosa, a própria natureza oferece a medicina. "Recoloca-me" é uma videoperformance produzida a partir do encontro de quatro artistas de diferentes linguagens residentes em São Pedro: Kit Menezes, artista visual, Mônica Estela, artista cênica, André Castanho, músico compositor e Jacqueline Gimenes, bailarina. Através de um vídeo poético-experimental, paisagens locais da Serra do Itaqueri tornam-se cenário para uma história que visa trazer um acalento ao coração.
Dia 11, sábado, 15h. Livre.

Acompanhe em: youtube.com/sescpiracicaba

 

Cinema e Vídeo
Intercâmbio Cinematográfico "Outros Interiores"

 

O intercâmbio entre realizadores cinematográficos de diferentes municípios do interior do Brasil busca refletir o papel da produção cinematográfica como um meio de (re)conhecimento de outros modos de existência e criação de subjetividades múltiplas, proporcionando diálogos entre identidades emergentes e novas territorialidades por meio da sétima arte. A abertura de cada encontro será realizada por anfitriões de cidades participantes do Circuito Sesc de Artes 2021 para abordar a produção cinematográfica de seu município.

O intercâmbio é destinado a realizadores de audiovisual, sejam iniciantes ou que já tenham experiência. As vagas serão destinadas prioritariamente a pessoas e grupos que atuam em produções audiovisuais dos municípios que participarão do Circuito (Araras, Rio Claro, Limeira, Águas de São Pedro, Tietê, São Pedro e Capivari).

De 14 a 17/9, terça a sexta, das 19h às 21h. 16 anos.

Inscrições: inscricoes.sescsp.org.br – a partir de 2/9

Importante: Inscreva-se somente na certeza da sua participação

Dia 14: (Re)conhecimento de outros modos de existência, produção em ficção a partir de Contagem/MG
Com Thiago Macêdo Correia e Maurilio Martins (Filmes de Plástico - Contagem/MG). Anfitriã:
Kit Menezes (São Pedro/SP). Mediação: Bruna Epiphanio e Rogério Borges.

Dia 15: Produções independentes ficcionais e experimentais
Com Marco Antonio Pereira (Cordisburgo/MG) e Yuji Kodato (Uberlândia/MG).
Anfitrião: Giovani Beloto (Tietê/SP). Mediação: Rogério Borges.
Dia 16: Identidades emergentes e novas territorialidades
Com Dacia Ibiapina (DF) e Glenda Nicácio (BA). Anfitriã: Mariana Kimura (Limeira/SP).
Mediação: Bruna Epiphanio.

Dia 17: Co-criação com os indivíduos e comunidades (o processo com os yanomamis)
Com Luiz Bolognesi (São Paulo). Anfitriã: Isadora Torres (Rio Claro/SP). Mediação: Bruna Epiphanio e Rogério Borges.
 

Publicado em: 13/09/2021 17:06

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.