A Prefeitura de São Pedro, por meio da Vigilância Epidemiológica, vai participar da mobilização nacional de combate à dengue marcada para o próximo dia 7 de fevereiro. A atividade recebeu o nome de Dia D. Serão divulgadas ações de combate à doença provocada pelo mosquito Aedes aegypti no portal principal da cidade e na região da praça Santa Cruz.
Atualmente, além de divulgar ações de combate à proliferação, as equipes da Vigilância estão fazendo bloqueio conforme os casos notificados de dengue na cidade.
Os riscos de transmissão de dengue aumentam no Verão, já que o calor e as chuvas favorecem a reprodução do Aedes Aegypti, que está ainda mais perigoso por conta de ser também responsável pela transmissão da febre chikungunya. Esta doença, assim como a dengue, provoca febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores ainda mais fortes nas articulações.
Medidas simples como manter fechados recipientes que podem armazenar água, limpar regularmente calhas e caixas d’água e recolher o lixo são fundamentais para o combate ao mosquito e já conhecidas da população. A ação é considerada importante para reforçar a prevenção contra as duas doenças.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, 80% dos focos dos mosquitos estão nas residências e por isso a mobilização da população tem um papel fundamental. Levantamento feito pelos técnicos da pasta indica que em apenas 15 minutos semanais as famílias podem fazer o inspeção dentro de casa e destruir os focos dos mosquitos.
Publicado em: 24/01/2015 00:00