Decoração de Natal será inaugurada neste sábado, dia 4

O Natal da Estância Turística de São Pedro está repleto de atrações culturais neste ano, além de contar com a decoração de pontos turísticos da cidade e com o Bondinho Encantado, que fará passeios pelas ruas centrais.

Uma parceria com o programa Juntos Pela Cultura, do Governo do Estado de São Paulo, permitiu um incremento nas atividades culturais programadas para o mês de dezembro, complementando ainda mais as ações ofertadas à população. Nasceu o projeto “Gustavo Encanta o Natal”, unindo as muitas e diversas manifestações culturais e artísticas da cidade.

A decoração estará no Portal da entrada principal da cidade, nas rotatórias da Avenida Imigrantes e do bairro Santo Antonio e nas Praças da Matriz, e Santa Cruz e Gustavo Teixeira, sendo que esta última também abriga a Estação Encantada, de onde partem os passeios do Bondinho.

Toda a decoração da cidade será inaugurada dia 4 de dezembro, às 20h30, com o acender das luzes da Praça Gustavo Teixeira simbolizando o início de todas as atividades, assim como a inauguração do presépio, montado há mais de 40 anos na Praça, uma das mais esperadas ações do Natal na cidade. Em seguida, no Coreto, acontecerá uma apresentação de músicas compostas com letras de poesias do poeta Gustavo Teixeira e que fazem parte do show “Belos Poemas, Novas Canções”, da artista são-pedrense Bete Bissoli, com participações de Edna Bissoli, Sandra Silva e Gabriel Polegate. Depois, a noite segue com a apresentação da Banda Tráfego Aéreo.

Mas a programação tem início ainda no sábado de manhã: a Feira do Produtor recebe o sertanejo irreverente e animado da dupla Laércio e Oslaim, a partir das 9h, e às 10h30, na Feira de Artes e Artesanato, acontece a apresentação do Grupo Viva Viola, formado por alunos da Escola Musiarts, liderados pelo professor e violeiro Gabriel Polegate.

Também a partir de sábado, a praça Gustavo Teixeira recebe uma visita mais que especial: a cachorra Guta, que com 8 metros de comprimento e 5 metros de altura, fez muito sucesso quando passou alguns dias no jardim da Biblioteca Gustavo Teixeira. Para esta ocasião especial, a obra do artista plástico Lajur recebeu adereços alusivos ao Natal.

No domingo, dia 5, tem contação de histórias na Biblioteca Municipal, com a professora e historiadora Giane Sacco e a professora Doralice Zinni, a partir das 10h30, com histórias sobre o poeta Gustavo Teixeira e inspiradas por seus poemas, no espetáculo “Mas será o Gustavo?”.

Sexta-feira, dia 10, na escadaria da Igreja da Matriz, o Coral Laudamus – Paróquia São Pedro, sob regência de Genival da Silva, traz um repertório de canções que prometem encantar o público, espalhando a magia do natal e da música, com o recital de Natal, especialmente preparado para a ocasião, que comemora também a abertura do 1º Salão de Presépios de São Pedro.

O sábado, dia 11, começa com o duo Carlos e Malu na Feira do Produtor a partir das 9h e segue com Mauro Mabute na Feira de Artes e Artesanato, às 10h30. A Igreja da Matriz recebe o Encontro de Corais e Artistas da Terra, às 20h, e o grupo Três no Samba se apresenta no Coreto da Praça Gustavo Teixeira, a partir das 21h, com intervenções poéticas trazidas pela atriz Mônica Cardoso.

O espetáculo História Embaixo da Árvore em "Balada da Violeta" e outros contos poéticos será a atração do domingo de manhã, na Biblioteca Municipal, a partir das 10h30.

No dia 14, às 10h, o espetáculo “Partir”, da Companhia Roma Produções Artísticas traz para o Museu Gustavo Teixeira os poemas de Fernando Pessoa, com o ator Romualdo Sarcedo.

A Banda SOS Mondo se apresenta no Coreto da Praça Gustavo Teixeira, a partir das 21h no dia 17, com o melhor do rock´nroll, incluindo no repertório a música “Terra Seca”, contemplada com recursos da Lei Aldir Blanc, e que propõe uma reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente.

O sábado tem novamente música nas feiras, com Lilo e Dito Viola animando ainda mais a Feira do Produtor, às 9h, e Fabíola Feltrim comandando a animação da Feira de Artes e Artesanato, às 10h30. O Museu recebe o pianista JJ Ortiz, com seu Concerto de Piano Interativo, às 15h, com repertório alusivo ao Natal e a cantora Pá Moreno encerra a noite com sua banda no Coreto da Praça Gustavo Teixeira, a partir das 21h, trazendo no repertório a música À Lua, composição autoral sobre a letra do poema homônimo, um dos seus mais conhecidos e aclamados poemas de Gustavo Teixeira.

A exposição “Folheando – Poesia em Folha”, da artista Viviane Gatti Braga Aranha, com curadoria de Rafa Gonzaga será aberta ao público dia 19, às 16h, no Museu Gustavo Teixeira. Durante a abertura da exposição, a artista também oferecerá uma atividade com contação de histórias, além de uma conversa sobre sua relação com o bordado e apresentando os caminhos da sua arte através da técnica de bordado em folhas.

De 20 a 23, e de 27 a 30 de dezembro, sempre às 21h, acontecem apresentações musicais no Coreto: dia 20, Gustavo Marmo e Banda tomam conta do palco, com o melhor do Pop e MPB; Ana Sca e sua banda fazem o som no dia 21, com um repertório variado e eclético, incluindo grandes sucessos nacionais e internacionais; a Banda Ária, ocupa o Coreto no dia 22, com grandes sucessos do pop nacional e internacional, e o grupo Choro de Saia encerra a semana com o melhor do chorinho e da seresta.

Dia 27, o Grupo Viva Viola traz os clássicos do cancioneiro caipira para a Praça, sob liderança do violeiro Gabriel Poegate; dia 28, é Gabriel Allan, com sua banda, que comanda os sucessos da música sertaneja; os clássicos do Rock ficam por conta da banda Rock n´Roads, no dia 29, e o Trio Inbar fecha a programação com o melhor do Pop e Mpb.

A programação inclui ainda a premiação dos Concursos de Decoração Natalina, que será feita durante a apresentação musical do dia 21, na Praça Gustavo Teixeira.

Publicado em: 03/12/2021 16:19

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.