Curso gratuito aborda técnicas para incentivar turismo rural
[caption id="attachment_8199" align="alignnone" width="300"]
Formandos da 1ª turma do curso de Turismo Rural[/caption]
Estão abertas até o dia 10, próxima terça-feira, as inscrições para o curso de Monitoria na Propriedade de Turismo no Meio Rural, oferecido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com a Prefeitura de São Pedro.
O objetivo principal das aulas que acontecem nos dias 16, 17, 24 e 25 de novembro das 9h às 18h, no Museu Gustavo Teixeira, é treinar os responsáveis pela propriedade para monitorar a visita de turistas.
“É um roteiro montado este ano com objetivo de oferecer capacitação de técnicas de condução de grupos, de um roteiro receptivo”, diz o turismólogo Eduardo Bettin, instrutor do curso que vai abordar temas como atendimento em turismo no meio rural, excelência no atendimento, hospitalidade, comunicação, perfil desejável do atendente/monitor, principais erros no atendimento do monitor, dicas para obter excelência no atendimento, sugestões para lidar com reclamações dos turistas, o que fazer diante de situações delicadas. Em outro módulo serão abordados os temas liderança, inovação, o monitor e monitoria na propriedade.
Voltado a proprietários de áreas rurais, seus familiares e funcionários e também a pessoas que fazem parte do trade turístico, o curso é gratuito. Como pré-requisitos são exigidos ser alfabetizado, ter condições físicas e mentais para o exercício da ocupação e ter idade mínima de 18 anos.
“São Pedro tem propriedades rurais que podem ser preparadas para o turismo rural e essa capacitação estimula empreendedores e criação de roteiros”, destaca Bettin. O instrutor afirma que a crescente demanda do segmento, aliada à vocação turística da região, gera a necessidade de capacitação dos produtores rurais para a criação de outros negócios de turismo no meio rural.
A secretária de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Clarissa Quiararia, destaca a vocação de São Pedro para o turismo rural, evidenciada com algumas ações já desenvolvidas desde 2014, como o curso de turismo rural, que este ano vai formar a segunda turma, com 20 alunos. “Este curso é um complemento para os que já fizeram as aulas de turismo rural no ano passado, mas também é aberto a toda comunidade, para qualquer pessoa com esse perfil. É uma oportunidade para desenvolver esta atividade que vai ganhar cada vez mais espaço no município ”, afirmou.
SERVIÇO – Curso gratuito de Monitoria na Propriedade de Turismo no Meio Rural, dias 16, 17, 24 e 25 de novembro no Museu Gustavo Teixeira. As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de novembro, terça-feira, na Secretaria de Turismo, com apresentação de cópia do RG e CPF. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3481 9269

Publicado em: 06/11/2015 15:00