Cultura realiza projeto para dar visibilidade à produção literária autoral no município

Nossos Escritores oferece espaço para autores apresentarem obras

Para fomentar a produção literária autoral em São Pedro, a Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Cultura e a Biblioteca Municipal Gustavo Teixeira, iniciou neste mês o projeto Nossos Escritores, no qual escritores são-pedrenses têm espaço para lançar e apresentar suas obras ao público, incluindo visitas a escolas da cidade. A estreia do projeto foi com a escritora Marina Rodrigues, autora do romance Pássaro com Olhos de Fogo.

Com 167 páginas, o livro Pássaro com Olhos de Fogo é ambientado na São Paulo dos anos 1950, uma cidade enfeitiçada, presa entre o saudosismo e a modernidade. Neste cenário, a jovem Elis desvenda histórias de amores malditos após presenciar o assassinato de uma noiva na porta da Catedral da Sé.

De acordo com o coordenador municipal de Cultura, Ivan Teixeira, a ideia do projeto Nossos Escritores nasceu com a realização, no ano passado, da 68ª Semana Gustavo Teixeira, tradicional evento cultural de São Pedro. “Fizemos o convite aos escritores para apresentarem suas propostas de obras e depois passamos a nos programar para levar essas obras ao público, principalmente nas escolas, com o intuito de multiplicar as informações e também incentivar a produção literária nos estudantes”, contou.

A primeira escola a receber o projeto Nossos Escritores foi a Escola Estadual Professor Aroldo Donizetti Leite. Os cerca de 80 alunos do terceiro ano do ensino médio da unidade têm a disposição o livro da Marina para leitura e em maio devem participar de um encontro com a autora na biblioteca municipal. “Como parte do projeto, a Coordenadoria de Cultura adquire alguns exemplares de livros para que fiquem nas bibliotecas das escolas, inclusive para que outras turmas possam ler. Nosso objetivo é sempre levar novos autores a diferentes instituições de ensino da cidade”, explicou Teixeira, acrescentando que a biblioteca municipal também tem o livro Pássaro com Olhos de Fogo para empréstimo gratuito à população.

Segundo a escritora Marina, autores que optam pela publicação independente (sem intermédio de uma editora) têm mais dificuldade para mostrar a própria obra, portanto, o convite para participar do projeto, para ela, foi de grande valia. “Receber o incentivo da Coordenadoria de Cultura, podendo falar um pouco sobre a minha obra, foi muito especial pra mim, principalmente por saber que posso, quem sabe, incentivar os alunos no caminho da escrita. Foi realmente um motivador fundamental neste momento da minha vida”, comentou.

Publicado em: 19/04/2022 14:47

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.