Coordenadoria de Meio Ambiente recebe representantes da Defesa Civil estadual para vistoria técnica na serra

Avaliação indica que não há riscos iminentes de queda do talude da serra, mas foi recomendada avaliação de ordem geológico-geotécnica

A Coordenadoria de Meio Ambiente e a Defesa Civil de São Pedro receberam a visita de representantes da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil para uma vistoria técnica emergencial à Serra de São Pedro. A conclusão  é de que não há riscos iminentes de queda do talude da serra, mas foi recomendada avaliação de ordem geológico-geotécnica em todo o trecho da serra, com o intuito de determinar medidas de engenharia para a estabilização do maciço rochoso da estrada municipal pavimentada Elisio de Paula Teixeira, que dá acesso a Brotas, Itirapina e Torrinha.

De acordo com o coordenador de Meio Ambiente, Rogério Bosqueiro, a visita realizada é uma medida preventiva para evitar possíveis problemas gerados pelas chuvas, como desmoronamento de rochas e consequente interdição do tráfego de carros na área da serra. “A Prefeitura trabalha constantemente para a prevenção de acidentes envolvendo a nossa serra. Sabemos que a chuva, dependendo da intensidade, pode causar muitos transtornos, como mais recentemente vimos em Petrópolis, por isso estamos atentos ao nosso município”, comentou. 

Na descrição do relatório feito pelos profissionais da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil consta que existem duas áreas com extensão de aproximadamente 15m apresentando rupturas de fragmentos rochosos de diferentes dimensões. O documento cita também a existência de várias estratificações no maciço rochoso e diferentes graus de alteração, e que, portanto, existe a necessidade de investigações complementares de ordem geológico-geotécnica, visando a estabilização do maciço.

Da vistoria participaram os técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado), os tecnólogos Claudio Ridente e Gerson Almeida Filho; acompanhados do coordenador de Meio Ambiente, do presidente da Defesa Civil de São Pedro, Rosivaldo Amaro da Silva; do comandante da GCM (Guarda Civil Municipal), Luciano Luna, da colaboradora técnica da Coordenadoria de Meio Ambiente, Paula Gonçalves da Fonseca e Souza, do representante da APA (Área de Proteção Ambiental) Corumbataí, Luiz Sertório Teixeira, e do comandante da base do Corpo de Bombeiros de São Pedro, Ricardo Migatta.

Publicado em: 09/03/2022 16:04

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.