Coordenadoria de Meio Ambiente promove campanha "Queimada é Crime"

Paisagens atingidas pelas chamas infelizmente estão cada vez mais comuns e e quase sempre o fogo tem início por acidentes causados por maus hábitos das pessoas. Os prejuízos são incalculáveis. Incluem perda da biodiversidade - com morte de plantas, animais e microorganismos fundamentais para o equilíbrio ecológico; danos a fertilidade do solo - que torna as lavouras menos produtivas; prejuízos a saúde pública; aumento do efeito estufa entre muitos outros.

Para evitar estas situações, a Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, promove uma série de ações para a prevenção de queimadas que compreendem a campanha “Queimada é crime!”, já que são classificadas como crime ambiental e passíveis de multas previstas no Código de Postura do município. Confira as principais medidas:

ABERTURA DE ACEIROS: Em parceria com a Coordenadoria de Serviços Rurais, foram identificados diversos pontos estratégicos para a abertura de aceiros ao longo da extensão da borda da serra. Os trabalhos já começaram e a meta é contornar mais de 4.000 metros lineares.

FAIXAS INSTRUTIVAS: Com o slogan da campanha, “Quando São Pedro queima, quem não respira é você!”, dezenas de faixas foram fixadas em pontos estratégicos da cidade, como portais e entradas de bairros com alta incidência de queimadas. Também foi instalado um outdoor (no portal de entrada do alto da serra) que chama a atenção para os maus hábitos que podem gerar incêndios florestais. Todos os materiais estampam o número 153, da Guarda Civil Municipal, indicado para as denúncias no caso de identificação de focos.

REDES SOCIAIS: Diversas postagens informativas estão sendo preparadas para circular pelas redes sociais nas próximas semanas. Os conteúdos também objetivam atentar aos hábitos que geram queimadas e às consequências quando elas ocorrem.

FISCALIZAÇÃO E AUTUAÇÕES: Fiscais da Coordenadoria de Meio Ambiente, em conjunto com agentes da Guarda Civil Municipal estão atentos aos focos de incêndio. A legislação municipal, em seu artigo 35, prevê a proibição, sob qualquer forma, da realização de queimada nas vias públicas e no interior de imóveis, públicos ou particulares, localizados na zona urbana do Município de São Pedro. A infração prevista é multa de 20 Ufesps a 50 Ufesps (R$ 530,60 a R$ 1.326,50), valor que pode ser aplicado em dobro se as infrações forem cometidas no horário compreendido entre as 18h e as 6h, bem como as cometidas aos sábados, domingos e feriados.

BOMBEIROS MIRINS: Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Corpo de Bombeiros, a Coordenadoria de Meio Ambiente planeja o início dos trabalhos nas escolas em breve. O programa “Bombeiros Mirins” visa a comunicação e instrução de alunos da rede pública municipal sobre os perigos das queimadas; bem como treiná-los a identificar focos e comunicar os órgãos competentes, ou mesmo incentivar seus responsáveis a fazê-lo.

PARCERIAS ENTRE MUNICÍPIOS: A serra, em sua grande extensão, ultrapassa os limites de vários municípios, e eles não estão livres dos incêndios. Assim, um acordo entre municípios permitirá maior integração das estratégias de prevenção e combate às queimadas.

As ações de prevenção são importantes, mas dependem da cooperação dos munícipes e visitantes, aponta o coordenador de Meio Ambiente Rogério Bosqueiro Jr. “Sabemos que, para a maioria das ações de prevenção, o efeito será a longo prazo e os incêndios não deixarão de ocorrer tão cedo. No entanto, entendemos que a instrução é essencial e a penalização de infratores imprescindível para que ocorra mudança de hábitos. Não podemos mais admitir que atitudes irresponsáveis afetem nossas paisagens, nossos animais e nossas saúde; por isso contamos com o apoio da população, tanto na denúncia de infratores quanto na mudança de maus costumes”, destacou.

Além de medidas preventivas, a Prefeitura, em ação que envolve diversas secretarias, faz ações de combate ao fogo registrado em vários pontos de São Pedro.

Publicado em: 17/08/2021 08:54

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.