Coordenadoria de Meio Ambiente e Saaesp instruem sobre uso consciente da água em visita guiada para alunos

Iniciativa ocorre em alusão ao mês em que é que é celebrado o Dia Mundial da Água

Em março, especificamente no dia 22, comemora-se o Dia Mundial da Água. Em alusão à data, a Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente e do Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro), realiza neste mês visitas guiadas para alunos da rede municipal de ensino no próprio complexo estrutural da autarquia, instruindo os estudantes sobre o sistema de tratamento e o uso consciente da água.

O Saaesp é responsável pela captação, tratamento e distribuição de água, e coleta e tratamento de esgoto na cidade. Ao longo do mês devem ocorrer pelo menos 40 visitas de escolas ao local, com alunos dos 2°, 3° e 5° anos do ensino fundamental, conforme pré-agendamento feito pelas instituições de ensino. Essa ação, segundo o coordenador municipal de Meio Ambiente, Rogério Bosqueiro, ocorre em conformidade com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

“Os alunos precisam desenvolver as habilidades de reconhecer os desafios relacionados ao uso, conservação e produção de água. Por esse motivo, eles serão o público-alvo deste importante ponto de apoio de educação ambiental que temos na cidade, que é o Saaep” comentou o coordenador.

Durante as visitas, os discentes têm a possibilidade de conhecer o sistema de tratamento de água da cidade, identificando as principais etapas do processo e refletindo sobre o uso consciente deste bem essencial à vida. “Os alunos aprendem também sobre a importância da recuperação das matas ciliares com a prática de semeadura de sementes de árvores nativas, que num futuro próximo poderão formar uma área de preservação do município”, explicou a supervisora técnica do Saaesp, Ana Beatriz Cruzatto.

Para a responsável pela Divisão de Educação Ambiental da Coordenadoria de Meio Ambiente, Mariana Siciliano, as discussões acerca de saneamento básico são essenciais para garantir saúde, bem-estar social e redução de danos ao meio ambiente. “A educação é instrumento de transformação da sociedade, pela sensibilização das pessoas. O objetivo é proporcionar uma diversidade de experiências com a participação ativa dos estudantes, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente”, disse.

Publicado em: 08/03/2022 17:54

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.