Coordenadoria de Esportes realiza aula temática com dança cigana

Palestra sobre amor-próprio também  fez parte da atividade

A Coordenadoria de Esportes e Lazer de São Pedro realizou na manhã de terça-feira, 12, na sala municipal de ginástica, a aula temática cigana. Na ocasião, a professora de educação física Silvana Calciolari, responsável pela atividade, deu instruções para a realização dos movimentos característicos desta dança de origem indiana. Houve, ainda, palestra sobre amor-próprio, com a psicanalista e psicoterapeuta Mayra Franzin. Ao final do evento, os cerca de 35 participantes puderam degustar café da manhã com frutas, sucos, torradas, entre outros quitutes.

O início da aula foi com a professora Silvana, que passou alongamento para o corpo. Na sequência, a psicanalista Mayra Franzin realizou dinâmica em grupo com todos os participantes e deu início a uma palestra na qual instigou reflexões sobre autocuidado e a importância de viver o presente. “Quando nos preocupamos demais com o que já passou, podemos desenvolver depressão. E quando nossa maior preocupação é com o futuro, acabamos convivendo com a ansiedade. Mas o que de fato temos é apenas o hoje, o agora, que se chama presente e é nele que devemos estar por inteiro”, comentou a profissional.

Quem participou da aula e aprovou o evento temático foi Valdir Pereira Lemos, 56. Ele contou que frequenta as atividades da Coordenadoria de Esportes e Lazer há quatro anos, junto da esposa. “Mais que ajudar o corpo a não ficar sedentário, as aulas colaboram para o bem-estar psicológico. Voltamos para casa muito mais animados e felizes”, disse.

Esse também é o pensamento da costureira Givanete Gomes Ramos, 79, que marcou presença na aula temática com figurino de cigana feito por ela mesma. “Estou há oito anos participando das aulas da Coordenadoria de Esportes e já fomos para muitos lugares dançar, conhecer outras cidades e pessoas. A dança mudou a minha vida. Eu parei de fumar e hoje sinto que é ela que me dá longevidade”, afirmou.

MAIS – De acordo com a professora de educação física Silvana Calciolari, outras aulas temáticas estão em planejamento para os próximos meses, com convidados de diferentes áreas profissionais. “Queremos proporcionar saúde física e emocional a todos os participantes, para que tenham uma vida cada vez melhor”, comentou.

Informações sobre as atividades realizadas pela Coordenadoria pelo 3481-9393.

Publicado em: 13/04/2022 08:48

  • Publicar no Facebook
  • Publique um Tweet no Twitter
  • Enviar por e-mail
  • Copiar URL curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
VLibras botão
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo da Prefeitura de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.